Cassilândia, Sábado, 22 de Julho de 2017

Últimas Notícias

19/01/2006 15:19

MEC oferece 40 mil vagas de ensino médio e profissional

Daniel L’acosta - ABr

Para que os estudantes possam concluir o ensino médio com formação profissional na mesma escola, o governo criou uma nova modalidade de ensino. O Ministério da Educação (MEC) vai complementar o ensino médio com os cursos de formação profissional. A expectativa é que essa nova modalidade de ensino efetue 40 mil matrículas.

Este ano, as vagas serão oferecidas para 20 estados. Dois deles - Santa Catarina e Paraná - integraram o ensino médio ao profissional em 2004 e terão mais facilidade para conseguir as vagas com o MEC ainda este ano. O restante terá agora a oportunidade de criar projetos de integração e firmar parceria com o MEC. Por conta disso, a maior parte dos cursos deve entrar em funcionamento a partir de 2007.

De acordo com o MEC, se forem consideradas as matrículas da rede de escolas técnicas, haverá um acréscimo de 50% na educação profissional brasileira. Para a diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio, do Ministério da Educação, Lúcia Lodi, a integração do ensino médio com a educação profissional representa a possibilidade de romper a dualidade que ao longo do tempo se manifesta no sistema escolar.

"A escola brasileira vive o dilema de oferecer ou educação profissional ou a formação geral. Então hoje estamos buscamos uma alternativa de assegurar duas dimensões importantes para a formação dos nossos adolescentes num único curso, numa única escola", afirma.

Lúcia disse que serão oferecidos cursos de formação nas áreas de saúde, informática, turismo, e outros, de acordo com a necessidade de cada região. Os cursos poderão ter duração de três ou quatro anos. Parte do investimento sairá do Programa de Equalização das Oportunidades de Acesso à Educação Básica (Prodeb).

De acordo como o Ministério da Educação as escolas interessadas em implantar esses cursos deverão procurar as secretarias estaduais de educação, para fazer uma avaliação da estrutura escolar, dos recursos materiais e disponibilidade dos professores das áreas profissionais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 22 de Julho de 2017
Sexta, 21 de Julho de 2017
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
Quinta, 20 de Julho de 2017
10:07
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)