Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/01/2006 15:19

MEC oferece 40 mil vagas de ensino médio e profissional

Daniel L’acosta - ABr

Para que os estudantes possam concluir o ensino médio com formação profissional na mesma escola, o governo criou uma nova modalidade de ensino. O Ministério da Educação (MEC) vai complementar o ensino médio com os cursos de formação profissional. A expectativa é que essa nova modalidade de ensino efetue 40 mil matrículas.

Este ano, as vagas serão oferecidas para 20 estados. Dois deles - Santa Catarina e Paraná - integraram o ensino médio ao profissional em 2004 e terão mais facilidade para conseguir as vagas com o MEC ainda este ano. O restante terá agora a oportunidade de criar projetos de integração e firmar parceria com o MEC. Por conta disso, a maior parte dos cursos deve entrar em funcionamento a partir de 2007.

De acordo com o MEC, se forem consideradas as matrículas da rede de escolas técnicas, haverá um acréscimo de 50% na educação profissional brasileira. Para a diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio, do Ministério da Educação, Lúcia Lodi, a integração do ensino médio com a educação profissional representa a possibilidade de romper a dualidade que ao longo do tempo se manifesta no sistema escolar.

"A escola brasileira vive o dilema de oferecer ou educação profissional ou a formação geral. Então hoje estamos buscamos uma alternativa de assegurar duas dimensões importantes para a formação dos nossos adolescentes num único curso, numa única escola", afirma.

Lúcia disse que serão oferecidos cursos de formação nas áreas de saúde, informática, turismo, e outros, de acordo com a necessidade de cada região. Os cursos poderão ter duração de três ou quatro anos. Parte do investimento sairá do Programa de Equalização das Oportunidades de Acesso à Educação Básica (Prodeb).

De acordo como o Ministério da Educação as escolas interessadas em implantar esses cursos deverão procurar as secretarias estaduais de educação, para fazer uma avaliação da estrutura escolar, dos recursos materiais e disponibilidade dos professores das áreas profissionais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)