Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC libera R$ 3 mi para formar professores indígenas

Agência Brasil/ Valtemir Rodrigues - 10 de julho de 2005 - 14:25

Ministério da Educação (MEC) anunciou investimentos de quase R$ 3 milhões em projetos para formar professores e para manter estudantes indígenas em cursos de graduação. O edital, lançado na última quinta-feira (7) pelo Programa de Apoio à Implantação e Desenvolvimento de Cursos e Licenciatura para a Formação de Professores Indígenas (Proinf), abre oportunidade para as instituições públicas de ensino superior de todo o país desenvolverem projetos de cursos de licenciatura para a formação de professores indígenas.

De acordo com a coordenadora geral de Políticas Estratégicas para a Educação Superior do MEC, Adriana Andrade Miranda, a idéia é incentivar as instituições públicas a desenvolver projetos valorizando temas como línguas maternas e a cultura dos povos indígenas. "A iniciativa atende a uma demanda dos próprios indígenas. E essa capacitação vai ajudar inclusive na gestão das terras e a manutenção étnica", destacou a coordenadora. Segundo ela, também é importante promover a capacitação política dos professores. "A intenção é que além de continuar estudando, eles desenvolvam ações em suas comunidades", explicou.

Os projetos apresentados deverão ter autoria das instituições públicas em conjunto com lideranças e comunidades indígena. Cada universidade pode encaminhar apenas um projeto. As universidades federais ou estaduais interessadas em se inscrever devem acessar o site do MEC (www.mec.gov.br/sesu) e preencher os formulários disponíveis. O prazo termina no dia 29 de julho.

SIGA-NOS NO Google News