Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/08/2006 16:07

MEC libera consulta aos resultados do Enade 2005


O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta quarta-feira os resultados da edição 2005 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os números podem ser conferidos na página eletrônica do Enade (http://enade2005.inep.gov.br).

Nesta edição está disponível um conceito que indica o efeito dos cursos no nível de conhecimento dos estudantes. Agora, é possível avaliar a qualidade de um curso com base na diferença do desempenho esperado e do observado obtido por ingressantes (alunos do primeiro semestre) e concluintes (que estão terminando o curso superior).

Além das notas nas provas (formação geral e conteúdo específico), estão sendo divulgados, para cada um dos cursos de graduação avaliados no Enade de 2005, o conceito médio dos estudantes e um indicador de diferença entre o desempenho esperado e o observado (IDD). Esse indicador é a diferença entre o desempenho obtido e o estimado dos concluintes de um curso. A estimativa parte da avaliação dos alunos ingressantes.

O Enade de 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação pertencentes a 20 áreas do conhecimento - arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharias (distribuídas em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

Sul e Nordeste têm maior percentual de cursos com bom desempenho Do total de cursos avaliados, na escala de 1 a 5, 27% obtiveram conceitos 4 e 5 (os mais altos); 20%, conceitos 1 e 2 (os mais baixos); 53%, conceito 3 (médio).

As regiões Sul e Nordeste apresentaram o maior percentual de conceitos altos. Respectivamente, 29,9% e 29,8%. Norte e Centro-Oeste tiveram os maiores percentuais de conceitos baixos - 31,4% e 28,5%.

Os cursos das instituições de educação superior públicas apresentaram melhores conceitos em relação ao setor privado. As universidades federais concentraram 56,3% dos conceitos mais altos e as estaduais, 40,6%.

Os maiores percentuais de conceitos baixos foram registrados nas instituições privadas (23,3%) e nas municipais (37,5%).



Redação Terra

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)