Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

12/01/2004 13:24

MEC lançará programa virtual para ajudar professor

Marina Domingos / ABr

Tornar a aula de matemática mais atraente pode parecer uma tarefa bastante difícil. A última avaliação de desempenho realizada pelo Ministério da Educação, em 2001, revelou que pelo menos 67% dos alunos do terceiro ano do ensino médio possuem desempenho considerado muito crítico nesta disciplina.

Para tentar mudar essa realidade, o Ministério da Educação lançará neste ano a Rede Internacional Virtual de Educação (Rived), um projeto que pretende enriquecer as aulas nas disciplinas que os resultados são os piores da educação: matemática, física, química e biologia.

O Rived consiste na elaboração de módulos de ajuda para o professor que poderá trabalhar o planejamento das aulas com mais facilidade e mais criatividade. “A escassez de material e a evolução das disciplinas nas áreas de ciências e exatas é muito grande. O livro didático se torna defasado, longe do dia-a-dia do adolescente”, explica o coordenador do programa, Jean Marc Mutzig.

Com o programa, o professor precisará apenas de um computador para aplicar as dicas e metodologias sugeridas, desde joguinhos até desafios para estimular a participação nas aulas. “A tecnologia permite uma melhor visualização do que está sendo ensinado, da aplicação real que a matemática, por exemplo, pode ter”, afirma o coordenador.

Inicialmente o Rived será testado nas escolas de ensino médio do Distrito Federal e logo depois poderá ser estendido para todo o país e outros países, como Peru e Venezuela. O projeto conta com 20 temas, mas deverá contar com o apoio das universidades para multiplicar o número de módulos. “A intenção é mobilizar também os alunos de licenciatura das universidades para que eles possam participar da criação de novos módulos e também para que cheguem às salas sabendo como funciona o programa”, disse Mutzig.

A professora de matemática Maria Jurema Martins reconhece que as aulas não são muito atraentes. “Eu acho o ensino de matemática monótono. Ficar 50 minutos dentro de uma sala só ouvindo enunciados e fazendo exercícios não dá. O ideal é ir para o laboratório de informática com o professor, que poderá acompanhar a aprendizagem de cada aluno”, defende ela.

Lecionando há mais de 25 anos no Centro Educacional Gisno, em Brasília, a professora fala da necessidade de renovar os métodos pedagógicos nessas disciplinas. “Confesso que a falta do aspecto lúdico principalmente para o ensino médio causa a desmotivação do aluno. Não adianta ele ter um computador em casa e chegar na escola e voltar para idade da pedra!”, alerta.

A partir de quinta-feira (15), os interessados poderão acessar o endereço http://rived.proinfo.mec.gov.br para se cadastrar e conhecer melhor o projeto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)