Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC lança política de incentivo à leitura

24 de novembro de 2006 - 15:35

Incentivar o hábito da leitura entre os alunos e professores de primeira a oitava séries é o objetivo da Política de Formação de Leitores lançada hoje, em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC). A idéia é reunir municípios, Estados e a União no esforço para aumentar o índice de leitura no País. Entre as ações previstas, está a implantação de centro de leituras multimídias. Esses centros serão implantados nos municípios e serão formados por computadores, impressoras, televisões, aparelhos de DVDs e livros distribuídos pelo MEC. Os 30 primeiros centros devem ser instaladas até junho do ano que vem. Para isso, o MEC deve investir aproximadamente R$ 2 milhões.
De acordo com a coordenadora-geral de Estudos e Avaliação do MEC, Jane Cristina da Silva, o ministério irá divulgar um edital de convocação e os municípios que tiverem interesse devem elaborar propostas pedagógicas e enviá-las ao MEC. "Esses centros devem funcionar como pólo irradiador de cultura, formação de leitores e de produção de conhecimento. Para tanto, o MEC vai disponibilizar os equipamentos de informática, os acervos impressos e digitais e também a formação dos profissionais que aturarão nos centros", explicou.

A política também prevê a distribuição de livros de literatura com objetivo de compor o acervo das escolas de todo o país. "A partir de 2007 as escolas receberão obras selecionadas e que já estão em processo de aquisição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE)", informou Jane Cristina da Silva.

Outra iniciativa, foi o lançamento da revista LeituraS. De acordo com a coordenadora, o periódico quadrimestral servirá para orientar professores e as secretarias de educação sobre as possibilidades de leitura. Na revista também serão publicadas experiências bem sucedidas de cidades que implementaram políticas de estimo à leitura.




Agência Brasil

SIGA-NOS NO Google News