Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC investiga projetos aprovados

Marina Domingos/ABr - 20 de julho de 2004 - 06:53

Para evitar problemas com irregularidades e má utilização de recursos, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) está realizando uma rigorosa análise dos projetos aprovados pelo Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) até o início do governo Lula.

O Proep é um programa desenvolvido pela Setec e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ajudar na construção, compra de equipamentos e modernização de escolas de ensino profissionalizante em todo país. “Na realidade, estamos fazendo um pente-fino de todos os projetos que estão em execução”, disse o diretor-executivo do Proep, Aldo Arantes. Atualmente 237 projetos estão em execução e outras 110 escolas já foram inauguradas.

Segundo Arantes, todas as assinaturas de novos convênios tiveram que ser suspensas assim que o governo mudou, porque havia um número maior de projetos para a quantidade de recursos disponíveis. Mais de 100 projetos aprovados pelo governo anterior necessitariam de R$ 260 milhões, mas havia cerca de R$ 60 milhões em caixa. “Nós cancelamos esses convênios. Era absolutamente irreal e sem razão”, explica.

Com a suspensão, o MEC teve que definir novos critérios para liberar os recursos, priorizando a redução dos custos, controle da sociedade nas prestação de contas e a localização em áreas onde ainda não existem escolas profissionalizantes. “Nós queremos exatamente reduzir os custos desses projetos, queremos localizá-los melhor do ponto de vista regional”, explicou Aldo Arantes.

SIGA-NOS NO Google News