Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/10/2004 14:18

MEC inicia série de debates sobre currículo do ensino

MEC / Comunicação

Teve início hoje, 13, em Florianópolis, o Seminário Orientações Curriculares do Ensino Médio que pretende consolidar uma organização do currículo para o ensino médio no País. Promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e pela Secretaria de Estado da Educação e Inovação (SED), o evento, que termina amanhã, 14, reúne equipes das secretarias estaduais de educação de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, professores e alunos desses estados e docentes universitários que atuam na formação de professores do ensino médio.


A diretora do Departamento de Políticas de Ensino Médio da SEB/MEC, Lúcia Helena Lodi, ressaltou a importância da proposta para fortalecer o currículo do ensino médio, “com representatividade e que expresse pontos de consenso da sociedade educacional”. Até novembro, quatro seminários regionais discutirão a questão, e, em dezembro, a discussão será encerrada, em 2004, com um seminário nacional. “A síntese dos cinco eventos resultará na reorganização do ensino médio nas escolas públicas do País”, diz a consultora educacional da SED, Patrícia Simas Pinheiro.


Grupos de trabalho, divididos por áreas do conhecimento, e mesas-redondas fazem parte da programação do seminário, que tem entre os pontos de debate o ensino noturno. Dados da Diretoria de Educação Básica da SED informam que grande parte dos alunos do ensino médio de Santa Catarina estudam à noite. O estado possui 300 mil estudantes em escolas regulares, sendo que 250 mil pertencem à rede pública estadual de ensino.


O seminário começa às 8h30, no Hotel Maria do Mar, Saco Grande, em Florianópolis. Às 9h30, será a vez da mesa-redonda O currículo escolar do ensino médio e suas implicações. Às 11h, inicia grupo de trabalho que se estenderá até às 19h. Amanhã, às 8h30, haverá mesa-redonda com o tema Ensino médio noturno – impasses e perspectivas; às 10h15, Decreto 5.154/2004 e o ensino médio integrado será o assunto em outra mesa-redonda. Às 13h30 tem plenária, e às 19h, encerramento.


Programação – Nos dias 18 e 19 de outubro, o seminário Orientações Curriculares do Ensino Médio será realizado em Cuiabá; em 21 e 22 de outubro, em Manaus; em 4 e 5 de novembro, em João Pessoa e em 8 e 9 de novembro, em Vitória. As contribuições serão consolidadas para discussão final no seminário nacional que acontece em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro. Lúcia Lodi enfatiza que o debate em torno do currículo não deve se esgotar com esses encontros. “A questão do currículo é permanente, tem sempre que ser revista”, garante.


Repórter: Vilany Kehrle

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)