Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

09/09/2005 14:49

MEC fará censo escolar para evitar fraudes

ACS - MEC



Para evitar fraudes com o número de matrículas de alunos e o conseqüente repasse de verbas de vários programas, o Ministério da Educação está criando este ano um censo por aluno. A informação foi dada hoje (9) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista à rede nacional de rádios coordenada pela Radiobrás.

Segundo ele, até 2005 o censo era feito por estabelecimento, onde se sabia o número de alunos, mas, não quem eram esses alunos. "Agora, o Ministério criou um sistema em que os sistemas estaduais e municipais terão que informar o cadastro do aluno e, a partir daí, cada aluno cadastrado terá um número nacional para evitar fraudes".

O ministro Haddad disse ainda que "não é verdade que não há fiscalização por parte do governo federal sobre os programas sociais sob sua coordenação, embora não seja o governo federal o único responsável pela fiscalização. "Eu lembro que em todos os estados tem um Tribunal de Contas a quem cabe a boa utilização dos recursos públicos", argumentou, salientando que o Tribunal de Contas da União (TCU) também fiscaliza e muitos prefeitos são punidos. "Muitas vezes o processo de punição é longo porque ele exige provas e a ampla defesa dos gestores, mas eles são feitos", disse.

Como exemplo de punições, o ministro da Educação citou o trabalho do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – órgão responsáveol pela Merenda Escolar e pelo Livro Didático. "Nós temos um cem número de processos que chegam a punições efetivas de prefeitos e gestores públicos", argumentou, lembrando que "processos também são encaminhados ao Ministério Público que pode e deve punir esses prefeitos por improbidade administrativa".

AgBrasil

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
13:30
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)