Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC estuda modelo público-privado de educação

Assessoria MEC - 22 de abril de 2004 - 14:56

O Ministério da Educação estuda a possibilidade de lançar um novo programa de educação profissional usando o modelo de parceria público-privado. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Antonio Ibañez, deve apresentar ao ministro Tarso Genro, nos próximos dias, um projeto de programa que deverá envolver a União, o Terceiro Setor e a iniciativa privada e que irá prever a formação técnica de jovens em cursos de qualificação profissional. Os termos da proposta ainda estão sendo elaborados, mas a idéia é direcionar a qualificação de jovens para áreas e regiões em que haja carência de profissionais habilitados.


“A meta é estabelecer uma política pública que especifique a formação técnica de jovens, por meio da união do governo com as entidades organizadas da sociedade”, explica Antônio Ibañez. A idéia é baseada na experiência da Fundação Iochpe, que desenvolve, há três anos, o projeto Formare. Neste trabalho, iniciado com recursos do MEC, por meio do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), a fundação vem firmando parcerias com empresas e indústrias de todo o País para que elas façam a qualificação profissional de jovens. A fundação fornece o material e o planejamento pedagógico e treina os profissionais das empresas, que são incumbidos de ministrar cursos de 800 horas, durante um ano.


Atualmente, a fundação mantém convênios com 40 empresas e já treinou 800 jovens em várias regiões brasileiras. Segundo dados fornecidos pela entidade, cerca de 85% dos jovens capacitados já saem dos cursos com emprego garantido. Eles são aproveitados na própria empresa ou encaminhados para trabalhar em um dos seus fornecedores.


Cada curso é direcionado a um grupo de 20 alunos, entre 15 e 17 anos, pertencentes a comunidades de baixa renda e que residam perto das instalações da empresa. A renda per capita de cada jovem tem de ser de meio salário mínimo, no máximo. As aulas são ministradas nas oficinas e laboratórios da empresa, por meio de aulas práticas.


Na segunda-feira, 19, o ministro Tarso Genro e o secretário Antônio Ibañez estiveram reunidos com um grupo de empresários em São Paulo, quando puderam conhecer melhor o projeto e discutir a idéia do programa de educação profissional. A reunião foi coordenada pela presidente da Fundação Iochpe, Evelyn Iochpe.


Repórter: Leandro Marshall

SIGA-NOS NO Google News