Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC estuda criar fundo para educação técnica

Agência Brasil - 09 de novembro de 2006 - 13:03

O secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, discursa na solenidade de premiação do primeiro colocado no Prêmio Técnico Empreendedor MEC/Sebrae 2006.

Brasília - O Ministério da Educação estuda a possibilidade de criar um fundo para financiar o ensino técnico, que se chamaria Fundep. Serviria para financiar as redes federal, estadual e municipal. Essa foi uma das principais propostas discutidas na 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, encerrada ontem (8).

O secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, explicou que o estado "não tem uma política de financiamento da educação profissional" e que a criação do Fundep seria uma forma de "investir no ensino profissionalizante e melhorar a infra-estrutura das redes de ensino". No entanto, afirma que a origem dos recursos ainda está em debate.

Segundo a coordenadora do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional, Edna Batistotti, o financiamento é uma questão chave e sem ele não é possível dar continuidade aos trabalhos. "A partir dessa discussão, vai ser possível criar uma política pública que concentre os esforços na educação técnica. As escolas da rede estadual são as que apresentam mais deficiências, e isso deve ser olhado com cuidado" destacou.

A coordenadora acha que as discussões foram "produtivas", já que pela primeira vez o ensino profissionalizante foi o centro do debate. O próximo passo, na avaliação dela, é levar o documento com as reivindicações dos professores, diretores e alunos ao conhecimento da sociedade.

A integração com o Sistema S, formado por Sesc, Senac, Sesi, Senai e Sebrae, também foi debatida. "É de consenso dos participantes que o sistema ofereça suporte às redes públicas de educação" afirmou o secretário Eliezer Pacheco.

SIGA-NOS NO Google News