Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/08/2004 08:32

MEC e Saúde pretendem estimular a graduação

Começou hoje, 17, em Brasília, o processo de integração entre o debate da reforma da educação superior, promovido pelo Ministério da Educação, e o movimento Aprender SUS, do Ministério da Saúde. O projeto é resultado do Seminário Nacional sobre o Aprender SUS e as graduações na área da Saúde, que reuniu por dois dias professores, estudantes, reitores e gestores de cursos universitários da área de saúde. Os dois ministérios propõem firmar uma política pública, intersetorial, de estímulo à mudança na graduação para que a implantação e o cumprimento das diretrizes constitucionais do Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares nacionais caminhem juntas.
O Aprender SUS é um movimento que pretende aproximar o sistema de saúde e as instituições de ensino superior do País. Outra meta é promover a qualidade da atenção à saúde para orientar as graduações do setor, que abrange 14 profissões. Nesse sentido, o debate da reforma universitária pode contribuir e receber sugestões importantes em relação aos cursos da área de saúde.
O diretor do Departamento de Supervisão do Ensino Superior do MEC, Mário Pederneiras, expôs no seminário o novo Sistema de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes. Segundo ele, "ao contrário do que vinha sendo feito, o Sinaes vai realizar uma avaliação de todo o sistema e defender a qualidade do ensino". Pederneiras explicou, também, como será feita a avaliação neste ano, que vai servir de base para a regulação de cursos superiores e orientar a expansão de novos cursos. O MEC vai analisar a instituição, os cursos e o desempenho do aluno. "Nesse processo, a participação dos professores, estudantes e gestores é fundamental", concluiu.
Na segunda-feira, 16, primeiro dia do evento, os participantes propuseram três políticas fundamentais para a mudança na graduação em saúde: protagonismo estudantil, interlocução com gestores e participação dos usuários do sistema de saúde. "A presença do controle social no SUS está relacionado com a regulamentação da educação e da saúde", disse Ricardo Burg, do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
O MEC está participando ativamente desse debate, e o ministro Tarso Genro já se pronunciou no sentido de que as contribuições do Ministério da Saúde e dos segmentos representados no evento sejam incorporadas na discussão da Reforma Universitária. No início deste mês, foi oficializado um convite do ministro Tarso para o ministro Humberto Costa para que o Ministério da Saúde indique um representante para integrar a Comissão Executiva da Reforma Universitária. (Flavia Nery)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)