Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC é o maior comprador de livros do mundo

Assessoria / MEC - 05 de novembro de 2004 - 13:43

O Ministério da Educação compra, anualmente, 100 milhões de livros didáticos e 36 milhões de obras de literatura. Para a aquisição do acervo deste ano, o investimento foi de R$ 488 milhões. Os dados foram apresentados na 50ª Feira do Livro de Porto Alegre, que termina no dia 15 próximo. O MEC é, assim, o maior comprador de livros do mundo.


Indiretamente, 31 milhões de estudantes da primeira à oitava série da rede pública são beneficiados a cada ano. Só para a quarta e oitava séries e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são distribuídos 114 títulos diferentes. Para a quarta série são oferecidos 20 milhões; para a oitava, 14 milhões; para as classes de EJA, 3,5 milhões. Diretamente, são beneficiados 3,5 milhões de estudantes da quarta série em 125 mil escolas públicas. Na oitava série, três milhões de alunos de 35 mil escolas recebem os livros. Na EJA, são 463 mil beneficiados em 11 mil escolas.


Além dos livros didáticos, o MEC distribuiu neste ano 144 títulos de obras literárias diferentes nas 20 mil maiores escolas do País de quinta à oitava série. O programa Biblioteca do Professor forneceu 1,5 milhão de obras a 725 mil docentes das classes de alfabetização e da primeira à quarta série do ensino fundamental público. Pelo programa, cada professor recebe, anualmente, dois livros que ele mesmo escolhe em uma lista do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).


Neste ano, pela primeira vez, o MEC distribuiu livros didáticos nas escolas de ensino médio. O projeto, inédito, destina-se aos alunos da primeira série matriculados em escolas públicas das regiões Norte e Nordeste.


Feira – O estande do MEC na Feira do Livro de Porto Alegre promove a política do livro didático e o respeito à diversidade na geração do conteúdo. Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) organizou uma série de encontros com autores gaúchos cujas obras fazem parte do acervo do PNBE 2003. Participam da série os escritores Luís Fernando Veríssimo (amanhã, dia 5, às 16h); Sérgio Capparelli (domingo, 7, às 16h); Moacyr Scliar (segunda-feira, 8, às 18h), e Suzana Vargas (terça-feira, 9, às 16h).


Repórter: Flavia Nery

SIGA-NOS NO Google News