Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/07/2004 08:36

MEC é cobrado para garantir autonomia a universidades

Keite Camacho / ABr

“Buscamos autonomia para que a universidade possa cumprir seu papel de instituição pública no sentido de uma sociedade justa, livre, soberana e democrática", afirmou o reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, durante o Simpósio sobre Autonomia Universitária, realizado na 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Cuiabá. Speller citou o artigo 207 da Constituição Federal, que estabelece o acesso à autonomia irrestrita das universidades – o que não ocorre na prática. Segundo o reitor, falta um projeto do Ministério da Educação (MEC) que solucione questões referentes ao tema.

Embora se tratasse de um simpósio sobre autonomia universitária, não surgiram propostas sobre a tão esperada autonomia. Nelson Maculan, da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), garantiu que o MEC está tentando ampliar recursos para as universidades federais. Ele falou ainda de uma negociação com o Ministério do Planejamento (anunciada anteriormente), para a liberação de R$ 150 milhões para pagar as dívidas acumuladas pela Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

"Minha primeira visão para a questão da autonomia é a de gerar recursos. A autonomia deve estar comprometida com a inclusão e com a permanência dos alunos", disse o secretário. Ele citou ainda um possível acordo com o Ministério dos Esportes para a recuperação de áreas esportivas das instituições. Outro assunto tratado foi o da obrigatoriedade das cotas, que ele disse ferir a autonomia universitária, mas que seria um problema menor, diante do papel da universidade que também é o da inclusão social.

Uma das questões levantadas pela platéia durante a atividade foi a desvinculação dos aposentados da folha de pagamento. O secretário disse ser contra. "Eu sou pela luta do repasse dos 75% dos recursos mais o dos aposentados", afirmou. E disse esperar que o restante do valor, atualmente contingenciado, seja liberado.

O evento da SBPC segue até a próxima sexta-feira, 23.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)