Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC divulga resultado do Fies após segunda anulação

PerfilNews - 25 de outubro de 2004 - 13:19

O MEC (Ministério da Educação) divulgou hoje a nova lista de contemplados pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). O resultado havia sido anulado pela segunda vez no final da última semana devido a um erro de cálculo. A relação pode ser acessada no site da CEF (Caixa Econômica Federal): www.cef.gov.br.

De acordo com a portaria 51, de 21 de outubro, da SESu/MEC (Secretaria da Educação Superior), a CEF apontou novo erro no cálculo do índice de classificação em função de falha na apropriação, pelo Sifes (Sistema do Financiamento Estudantil) de alterações na renda familiar efetuadas pelos estudantes em suas fichas de inscrição. Ou seja, o sistema não computou, no caso dos estudantes que alteraram o valor da renda familiar durante o processo de inscrição, os novos valores informados.

Cerca de 196 mil pessoas se inscreveram no programa, que oferece financiamento de até 70% do valor das mensalidades, com juros fixos de 9% ao ano ou 0,72% ao mês. A primeira lista classificou 50 mil estudantes. A primeira lista de beneficiados havia sido divulgada no dia 6 de outubro. No dia 11 do mesmo mês foi alterada devido a um erro de processamento no critério de classificação. A alteração ocorreu porque a ordem de classificação apresentada no relatório anterior continha falha no item grupo familiar dos candidatos, verificada nos casos em que o nome da mãe do estudante não era citado.

Alteração nas datas

Devido ao problema encontrado, os prazos para as próximas etapas foram alterados novamente. A entrevista dos estudantes classificados acontecerá entre 25 de outubro e 12 de novembro. A entrevista consiste na comprovação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição e será realizada pelas Comissões Permanentes de Seleção e Acompanhamento, formadas em cada instituição, por dois alunos, dois funcionários e um professor. Aqueles que não comprovarem as informações dadas na inscrição serão desclassificados. Será, então, feita uma reclassificação e serão chamados outros estudantes.

De 16 a 26 de novembro, será realizada a entrevista dos estudantes reclassificados. A reclassificação do candidato pode ocorrer em função da reprovação em entrevista de candidatos classificados, de acordo com as vagas disponíveis e pela ordem de classificação. Os aprovados têm de 25 de outubro a 10 de dezembro para assinar o contrato do financiamento com a CEF (Caixa Econômica Federal). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-5740101.





Fonte: Folha On Line

SIGA-NOS NO Google News