Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC divulga relação de instituições pré-selecionadas

Danielle Gurgel/ABr - 22 de janeiro de 2005 - 08:48

Já está disponível no site do Ministério da Educação a relação das instituições
pré-selecionadas no projeto Escola de Fábrica, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Na primeira fase, foram escolhidos 725 dos 1.087 projetos apresentados por empresas. As instituições têm até 15 de março para apresentar os projetos definitivos. Quinhentos serão selecionados pela secretaria.

"Os recursos disponíveis, até agora, suportam 500 escolas-empresa em 2005. Na seleção, utilizamos critérios para atender um número máximo possível de estados", explicou a coordenadora nacional do programa, Jane Bauer.

Segundo ela, os projetos relacionados às empresas foram feitos por entidades civis sem fins lucrativos, que trabalham com formação profissional para jovens. Essas entidades, as chamadas unidades gestoras, formularão o conteúdo pedagógico dos cursos, e vão supervisionar o processo de formação dentro das fábricas. As unidades receberão, do MEC, uma parcela de R$ 30 mil como ajuda nos gastos.

As fábricas que farão parte do programa vão contribuir com salas de aula, equipamentos, uniforme para os 20 estudantes da turma, refeição e vale-transporte, durante um período de seis meses, tempo de duração dos cursos. Os professores também serão fornecidos pelas fábricas. "A idéia é que um mestre de determinada profissão, como metalurgia, informática e energia, ensine seu ofício aos aprendizes". Os jovens receberão do MEC uma bolsa de meio salário mínimo (R$130) por mês durante o período do curso, "a fim de estimulá-los a apenas estudar durante esse tempo", informou Jane Bauer.

De acordo com a coordenadora, as aulas deverão ter início em junho. Os jovens interessados em fazer o curso devem ter de 15 a 21 anos, estar matriculados no ensino público regular e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo. As unidades gestoras também ajudarão na seleção dos interessados. O site do Ministério da Educação é o www.mec.gov.br.


SIGA-NOS NO Google News