Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/01/2005 08:48

MEC divulga relação de instituições pré-selecionadas

Danielle Gurgel/ABr

Já está disponível no site do Ministério da Educação a relação das instituições
pré-selecionadas no projeto Escola de Fábrica, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Na primeira fase, foram escolhidos 725 dos 1.087 projetos apresentados por empresas. As instituições têm até 15 de março para apresentar os projetos definitivos. Quinhentos serão selecionados pela secretaria.

"Os recursos disponíveis, até agora, suportam 500 escolas-empresa em 2005. Na seleção, utilizamos critérios para atender um número máximo possível de estados", explicou a coordenadora nacional do programa, Jane Bauer.

Segundo ela, os projetos relacionados às empresas foram feitos por entidades civis sem fins lucrativos, que trabalham com formação profissional para jovens. Essas entidades, as chamadas unidades gestoras, formularão o conteúdo pedagógico dos cursos, e vão supervisionar o processo de formação dentro das fábricas. As unidades receberão, do MEC, uma parcela de R$ 30 mil como ajuda nos gastos.

As fábricas que farão parte do programa vão contribuir com salas de aula, equipamentos, uniforme para os 20 estudantes da turma, refeição e vale-transporte, durante um período de seis meses, tempo de duração dos cursos. Os professores também serão fornecidos pelas fábricas. "A idéia é que um mestre de determinada profissão, como metalurgia, informática e energia, ensine seu ofício aos aprendizes". Os jovens receberão do MEC uma bolsa de meio salário mínimo (R$130) por mês durante o período do curso, "a fim de estimulá-los a apenas estudar durante esse tempo", informou Jane Bauer.

De acordo com a coordenadora, as aulas deverão ter início em junho. Os jovens interessados em fazer o curso devem ter de 15 a 21 anos, estar matriculados no ensino público regular e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo. As unidades gestoras também ajudarão na seleção dos interessados. O site do Ministério da Educação é o www.mec.gov.br.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)