Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

13/08/2008 14:26

MEC divulga conteúdo a ser cobrado no Enade 2008

MS Noticias

Começaram a ser divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) as diretrizes de avaliação do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o Enade 2008. O exame visa avaliar os estudantes dos cursos de ensino superior. As áreas são: Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Arquitetura e Urbanismo.

Os alunos habilitados a realizar o exame, ingressantes e concluintes, podem ter acesso ao conteúdo de suas áreas específicas e também ao que será cobrado na parte geral, comum a todos os cursos. A formação geral terá dez questões, discursivas e de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de texto, imagens, gráficos e tabelas. As questões discursivas abordarão aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Na parte específica, os alunos terão de responder 30 questões sobre a área de sua formação.

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o fim de agosto para inscrever seus alunos ingressantes e concluintes no Enade. Ingressantes são os estudantes que - até o dia 1º de agosto - tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso; os concluintes são os que - até essa mesma data - tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso ou então que estejam em condições de concluir o curso ainda em 2008.

Será divulgada, no dia 26 de setembro, a lista com os alunos selecionados para fazer a prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela seleção por amostragem dos alunos. Aqueles que não forem selecionados, poderão participar do Enade como voluntários. As IES devem informar a opção do aluno dispensado até o dia 3 de outubro.

O exame será aplicado no dia 9 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas. Neste ano, serão avaliados os cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; já os cursos superiores de tecnologia que serão examinados são: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)