Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC divulga conteúdo a ser cobrado no Enade 2008

MS Noticias - 13 de agosto de 2008 - 14:26

Começaram a ser divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) as diretrizes de avaliação do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o Enade 2008. O exame visa avaliar os estudantes dos cursos de ensino superior. As áreas são: Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Arquitetura e Urbanismo.

Os alunos habilitados a realizar o exame, ingressantes e concluintes, podem ter acesso ao conteúdo de suas áreas específicas e também ao que será cobrado na parte geral, comum a todos os cursos. A formação geral terá dez questões, discursivas e de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de texto, imagens, gráficos e tabelas. As questões discursivas abordarão aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Na parte específica, os alunos terão de responder 30 questões sobre a área de sua formação.

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o fim de agosto para inscrever seus alunos ingressantes e concluintes no Enade. Ingressantes são os estudantes que - até o dia 1º de agosto - tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso; os concluintes são os que - até essa mesma data - tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso ou então que estejam em condições de concluir o curso ainda em 2008.

Será divulgada, no dia 26 de setembro, a lista com os alunos selecionados para fazer a prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela seleção por amostragem dos alunos. Aqueles que não forem selecionados, poderão participar do Enade como voluntários. As IES devem informar a opção do aluno dispensado até o dia 3 de outubro.

O exame será aplicado no dia 9 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas. Neste ano, serão avaliados os cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; já os cursos superiores de tecnologia que serão examinados são: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

SIGA-NOS NO Google News