Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/08/2008 14:26

MEC divulga conteúdo a ser cobrado no Enade 2008

MS Noticias

Começaram a ser divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) as diretrizes de avaliação do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o Enade 2008. O exame visa avaliar os estudantes dos cursos de ensino superior. As áreas são: Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Arquitetura e Urbanismo.

Os alunos habilitados a realizar o exame, ingressantes e concluintes, podem ter acesso ao conteúdo de suas áreas específicas e também ao que será cobrado na parte geral, comum a todos os cursos. A formação geral terá dez questões, discursivas e de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de texto, imagens, gráficos e tabelas. As questões discursivas abordarão aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Na parte específica, os alunos terão de responder 30 questões sobre a área de sua formação.

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o fim de agosto para inscrever seus alunos ingressantes e concluintes no Enade. Ingressantes são os estudantes que - até o dia 1º de agosto - tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso; os concluintes são os que - até essa mesma data - tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso ou então que estejam em condições de concluir o curso ainda em 2008.

Será divulgada, no dia 26 de setembro, a lista com os alunos selecionados para fazer a prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela seleção por amostragem dos alunos. Aqueles que não forem selecionados, poderão participar do Enade como voluntários. As IES devem informar a opção do aluno dispensado até o dia 3 de outubro.

O exame será aplicado no dia 9 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas. Neste ano, serão avaliados os cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; já os cursos superiores de tecnologia que serão examinados são: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)