Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC distribuirá livros para o programa Escola Aberta

ACS - MEC - 25 de julho de 2005 - 16:35

O Ministério da Educação vai distribuir kits com 24 livros, em agosto, para as mil escolas públicas de ensino básico que participam do programa Escola Aberta. O programa oferece atividades de aprendizado e lazer em escolas públicas, nos fins de semana. O Escola Aberta já funciona em 155 escolas das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Vitória e Recife. No final de agosto, será expandido para as de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

Além das oficinas de cultura, esporte, dança, direitos humanos e diversidade, o Escola Aberta terá oficinas de leituração, com obras literárias de autores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Silvio Romero e Rachel de Queiroz. São obras que fazem parte da coleção Literatura em Minha Casa, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

De acordo com Ronaldo Farias, coordenador do Escola Aberta pelo FNDE, serão mil kits de livros para serem lidos nos fins de semana, nas mil escolas do programa. “O objetivo é incentivar os jovens e, principalmente, as pessoas recém-alfabetizadas a lerem e a se interessarem pela literatura”, explicou. Após a leitura, os textos serão discutidos em grupos, coordenados por oficineiros.

“Queremos tirar o significado de ler como dever e associar a leitura a uma atividade feita com prazer”, explica Natália Duarte, coordenadora do Escola Aberta. Lançado em 15 de outubro do ano passado, o programa tem a parceria dos ministérios da Educação, do Trabalho e da Cultura e Esporte, além do apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Expansão - Com a expansão, o Escola Aberta beneficiará, a partir de agosto, cerca de um milhão de pessoas, entre estudantes e seus familiares. Trata-se de um programa simples e prático, que aproveita a infra-estrutura das escolas públicas para oferecer opções de lazer, cultura e cidadania em comunidades urbanas com poucas opções de entretenimento. O programa ajuda ainda a inserir jovens no mercado de trabalho, ao serem contratados como oficineiros e responsáveis pelas atividades praticadas nas escolas. Mais informações pelos telefones (61) 3212-5808, 3212-9212 e 3212-5833.

Repórter: Susan Faria

SIGA-NOS NO Google News