Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC desiste de retorno das aulas em janeiro em universidades federais

Portaria deverá ser revogada; Aulas na UFMS retornam no dia 15 de março de 2021

Midiamax - 02 de dezembro de 2020 - 15:40

MEC desiste de retorno das aulas em janeiro em universidades federais

Após repercussão negativa, o ministério da Educação vai revogar a portaria publicada nesta quarta-feira que determina o retorno das aulas das Universidades federais a partir de janeiro. Uma nota será divulgada nesta tarde explicando a decisão. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) confirmou nesta quarta-feira (2) que o retorno das aulas presenciais serão no dia 15 de março de 2021.

De acordo com uma fonte do Jornal O Globo ligada ao MEC, a portaria pegou de surpresa as instituições federais. As aulas presenciais estão suspensas desde março devido à Pandemia do novo Coronavírus.

O epidemiologista Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), criticou a medida, classificando como “ato nulo”. As Universidades públicas têm autonomia garantida pela Constituição. Com todo respeito, não cabe ao MEC decidir sobre isso. O objetivo da portaria foi jogar os alunos contra as Universidades. Com as pausas decorrentes da chegada da Pandemia, muitos deles ficaram ansiosos, com a formatura atrasada.

Em nota, Denise Pires de Carvalho, reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse que a instituição “seguirá, com muita seriedade e responsabilidade, protegendo a vida da comunidade universitária e não deixará de cumprir, com autonomia, a sua missão institucional”.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) também se manifestou contrário à portaria, em um comunicado intitulado “Governo quer colocar nossas vidas em risco. Não aceitaremos.” A diretoria do Andes considerou a iniciativa da pasta “coerente com a postura negacionista do governo federal” e defendeu que as aulas presenciais só retornem após a vacinação em massa da população.

Congressistas também criticaram a medida. Em Rede Social, o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) disse que a postura do governo “tem sido fugir da responsabilidade e jogar a culpar nos outros”. Ele avalia que o MEC “faz algo para arrumar confusão e politizar um assunto que deveria ser tratado com base em dados e evidências”.

SIGA-NOS NO Google News