Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC desenvolve programa para deficientes

Lucas Parente/ABr - 21 de abril de 2005 - 09:21

O Ministério da Educação está desenvolvendo na rede federal de educação tecnológica
o programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais.

Prevê a implantação de núcleos de atendimento a pessoas com necessidades especiais nas escolas de ensino técnico e agrotécnico e nas instituições vinculadas a universidades federais.

"Estamos atuando com os gestores estaduais do programa junto com as secretarias estaduais de educação e prefeituras municipais para viabilizar as soluções exigidas pela legislação", diz o vice-diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Mato Grosso (Cefet-MT), Rupert Pereira.

De acordo com o coordenador do programa, Franklin Nascimento, os centros federais de educação tecnológica do Pará, Rio Grande do Norte, Minas, Santa Catarina e Mato Grosso são os cinco gestores regionais que desenvolvem ações. "Um diferencial do programa é que, além da inclusão do portador de necessidades especiais, há a aproximação da família dos alunos das ações educativas".

Um levantamento nacional dos alunos com necessidades especiais e dos intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) está sendo feito e os dados servirão para orientar novas iniciativas do programa. De 27 a 29 deste mês, uma reunião técnica para debater detalhes do programa será realizada no Ministério da Educação com os cinco gestores regionais, técnicos envolvidos no projeto e representantes do Instituto Nacional de Surdos e Mudos e do Instituto Benjamin Constant para cegos.

SIGA-NOS NO Google News