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MEC debate nova política para educação rural

ACS - MEC - 16 de fevereiro de 2005 - 14:18

Alternativas para elaboração de uma nova política nacional de educação básica nas escolas da zona rural estão sendo debatidas por representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de integrantes de universidades, movimentos e organizações sociais ligados ao campo. Eles participam de hoje até sexta-feira (18) de seminário promovido pelo ministério da Educação, em parceria com a secretaria estadual de educação e União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação.

De acordo com Antônio Munarim, coordenador-geral de Educação no Campo do MEC, a idéia é vincular o ensino a um processo de desenvolvimento sustentável e equilibrado, que leve em consideração a preservação do meio ambiente e as peculiaridades do meio rural. "A perspectiva é de que educação possa ser um instrumento de melhoria da qualidade de vida do homem do campo", destacou.

Ele salientou que o novo currículo deve ser montado de forma articulada, com base na vida e no trabalho no campo como fontes inspiradoras das proposições de conteúdo, até mesmo para profissionalizar os estudantes. "O que temos hoje é um calendário escolar de acordo com a vida na cidade, que não leva em conta nem o plantio e nem a colheita", disse ele.

Munarim informou que a expansão do ensino no meio rural vai resultar também na ampliação do número de escolas, que serão financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica.
Enfatizou que entre as proposições apresentadas estão a elaboração de projetos especiais, articulados com organizações não governamentais, federação e sindicatos de trabalhadores rurais, para recuperar o atraso histórico no atendimento à população rural.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 30% dos habitantes das área rurais do país são analfabetos. Todas as sugestões dos estados para construção da nova política de educação no campo serão apresentadas em março a representantes dos ministérios e da presidência da República.

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