Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC cria curso a distância para residentes de medicina

ACS - MEC - 19 de julho de 2005 - 15:43

O Ministério da Educação criou um curso a distância para médicos residentes. Inicialmente, serão montados 19 pontos de transmissão de aulas, conferências e simpósios em universidades federais das regiões Norte e Nordeste. A medida consta da Resolução nº 6, publicada no Diário Oficial da União do dia 7 deste mês.

O curso a distância, que começa em agosto, vai facilitar a aprendizagem dos residentes nas disciplinas de clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, saúde da família e comunidade, ética e bioética. O investimento será de R$ 1 milhão, em um ano, na montagem dos pontos de transmissão. Ao todo, serão exibidas 420 horas de aulas.

“Além dos residentes, vamos estimular os médicos da região a, também, assistirem aos filmes para que os ensinamentos cheguem mais rapidamente à comunidade”, explica Antônio Carlos Lopes, diretor do Departamento de Residência e Projetos Especiais em Saúde do Ministério da Educação.

Iniciativa - Os ministérios da Defesa e da Saúde são parceiros do MEC nessa iniciativa. De acordo com Lopes, a expectativa é ampliar o curso a distância para outras regiões do país que não têm escolas médicas. “O Ministério da Defesa já solicitou a abertura de mais 15 pontos de transmissão”, informa.

Depois que todas as aulas forem apresentadas, o Ministério da Educação pretende criar um mecanismo para avaliar a aprendizagem dos residentes que freqüentaram o curso. Outra perspectiva é criar um módulo interativo, nos locais de difícil acesso, para que os estudantes possam tirar dúvidas com professores de outras regiões. “A idéia é estimular e sensibilizar esses residentes para os problemas da comunidade”, diz Lopes.

Repórter: Flavia Nery

SIGA-NOS NO Google News