Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/01/2005 16:48

MEC convoca 486 mil alunos para prova do Enade

Dourados News

O Ministério da Educação (MEC) convocou 486 mil alunos - 280 mil que ingressaram no ensino superior e 206 mil que estão concluindo o curso - para participar, neste ano, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

As provas serão aplicadas no dia 19 de junho em 1.011 cidades, para os alunos do primeiro e último ano de 8.163 cursos em nove áreas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira do Ministério da Educação vai avaliar neste ano os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

O presidente do INEP, Eliezer Pacheco, considera a realização das provas para os estudantes que estão ingressando e concluindo o ensino superior um avanço na avaliação das instituições. "Nós avaliamos com a mesma prova os alunos que estão ingressando e os que estão concluindo o curso.

O que mais interessa é o que a universidade e o curso agregaram de conhecimento ao estudante. Porque ocorre em cursos altamente competitivos, em áreas chamadas nobres, que os alunos já entram com um acúmulo de conhecimento muito elevado. Então, o fato desses alunos terem um bom desempenho ao final do curso não significa necessariamente que esse conhecimento tenha sido agregado pela universidade.

De outro lado, cursos em que os alunos ingressaram e não tiveram desempenho tão bom no Enade, ele pode ter tido mais valor agregado pela universidade porque entrou com uma precariedade de conhecimento mais acentuada", explica o presidente do Inep. Eliezer Pacheco lembrou que a meta do governo é aumentar o número de alunos que ingressam no ensino superior no Brasil.

Ele informou que apenas 9% dos jovens brasileiros estão na universidade. "Esse percentual é muito pequeno se comparado com outros países da América Latina. O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado para mudar esse quadro. Hoje, 100 mil estudantes entram a cada ano no ensino superior e com o Prouni esse número dobrou. É o maior programa de bolsa de estudo da história brasileira. O Prouni reduziu os gastos do governo no financiamento do ensino superior.

O programa hoje significa apenas 20% do que o governo gastava com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Nós queremos ainda melhorar a qualidade dos cursos superiores oferecidos. Além disso, o MEC está ampliando o número de vagas nas universidades públicas e aumentando em 34% a verba de custeio das instituições públicas de ensino superior", acrescenta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)