Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC convoca 486 mil alunos para prova do Enade

Dourados News - 27 de janeiro de 2005 - 16:48

O Ministério da Educação (MEC) convocou 486 mil alunos - 280 mil que ingressaram no ensino superior e 206 mil que estão concluindo o curso - para participar, neste ano, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

As provas serão aplicadas no dia 19 de junho em 1.011 cidades, para os alunos do primeiro e último ano de 8.163 cursos em nove áreas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira do Ministério da Educação vai avaliar neste ano os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

O presidente do INEP, Eliezer Pacheco, considera a realização das provas para os estudantes que estão ingressando e concluindo o ensino superior um avanço na avaliação das instituições. "Nós avaliamos com a mesma prova os alunos que estão ingressando e os que estão concluindo o curso.

O que mais interessa é o que a universidade e o curso agregaram de conhecimento ao estudante. Porque ocorre em cursos altamente competitivos, em áreas chamadas nobres, que os alunos já entram com um acúmulo de conhecimento muito elevado. Então, o fato desses alunos terem um bom desempenho ao final do curso não significa necessariamente que esse conhecimento tenha sido agregado pela universidade.

De outro lado, cursos em que os alunos ingressaram e não tiveram desempenho tão bom no Enade, ele pode ter tido mais valor agregado pela universidade porque entrou com uma precariedade de conhecimento mais acentuada", explica o presidente do Inep. Eliezer Pacheco lembrou que a meta do governo é aumentar o número de alunos que ingressam no ensino superior no Brasil.

Ele informou que apenas 9% dos jovens brasileiros estão na universidade. "Esse percentual é muito pequeno se comparado com outros países da América Latina. O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado para mudar esse quadro. Hoje, 100 mil estudantes entram a cada ano no ensino superior e com o Prouni esse número dobrou. É o maior programa de bolsa de estudo da história brasileira. O Prouni reduziu os gastos do governo no financiamento do ensino superior.

O programa hoje significa apenas 20% do que o governo gastava com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Nós queremos ainda melhorar a qualidade dos cursos superiores oferecidos. Além disso, o MEC está ampliando o número de vagas nas universidades públicas e aumentando em 34% a verba de custeio das instituições públicas de ensino superior", acrescenta.

SIGA-NOS NO Google News