Cassilândia, Sábado, 24 de Junho de 2017

Últimas Notícias

06/01/2004 09:05

MEC avaliará licenciatura indígena em Mato Grosso

Agência Brasil

A convite do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, o coordenador da Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, Kleber Gesteira, participará nos dias 14 e 15, em Barra do Bugres (MT), do processo de avaliação do curso de licenciatura para professores indígenas oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A avaliação faz parte do processo de regularização do curso, que é de responsabilidade do Conselho. Além de Kleber Gesteira, também foram convidados professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nesse processo, explica Kleber, serão avaliadas a proposta político-pedagógica do curso, a infra-estrutura da universidade e a formação dos docentes, entre outros intens. Seguem o curso 200 professores indígenas de 36 etnias, moradores de 13 estados brasileiros.

O 3º grau indígena em Mato Grosso começou em 2002 e se estrutura em duas etapas: uma de formação geral, com duração de quatro anos, e a outra de formação específica, que dura um ano. Como toda a formação ocorre em serviço, nos meses de janeiro efevereiro, e de julho e agosto, os professores têm aulas no campus da Unemat no município de Barra do Bugres. Nos períodos letivos, vão para as aldeias lecionar, sendo acompanhados por docentes, técnicos e assessores, e desenvolvem projetos de pesquisa e produção de material didático.

Outros cursos

Além da Unemat, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciou, no 2º semestre de 2003, um curso de licenciatura para as três etnias indígenas que habitam o estado. O curso presencial e a distância tem 60 alunos macuxi, uapixana e ingaricó. O curso de licenciatura habilita os professores indígenas a lecionar da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental e no ensino médio.

E o estado de Mato Grosso do Sul desenvolve, desde 2001, um curso de magistério superior indígena para 40 professores da etnia terena. O magistério superior habilita os professores a trabalhar com educação infantil e de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.

Demandas

Na avaliação de Kleber Gesteira, apesar destas três propostas em desenvolvimento, existe uma grande demanda por formação superior indígena. Hoje, 2.400 professores indígenas já concluíram o ensino médio e esperam formação de 3º grau, além de outros 1.700 em final da formação em nível médio.

Para atender a essas demandas, 11 universidades estão trabalhando propostas de cursos. As universidades federais do Espírito Santo e de Pernambuco já têm projetos prontos; as universidades federais do Acre, do Amapá, de Minas Gerais, do Paraná e do Amazonas, além da USP, que é estadual, estão montando projetos. Em Mato Grosso do Sul está sendo formado um consórcio entre a Universidade Católica Dom Bosco, a Universidade Estadual e a UFMS para oferecer formação superior indígena.

As informações são do Ministério da Educação

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 24 de Junho de 2017
Sexta, 23 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)