Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC apresenta sua estrutura em oficinas municipais

ACS - MEC - 14 de abril de 2005 - 13:21

O Ministério da Educação realizará oficinas municipais para apresentar sua estrutura aos prefeitos e secretários municipais de Educação. A primeira oficina será amanhã, 15, em São Leopoldo (RS) e contará com a presença do ministro interino da Educação, Jairo Jorge. O objetivo é oferecer aos dirigentes a oportunidade de conhecer o MEC e suas várias secretarias e autarquias, mostrando o que é responsabilidade do governo federal e o que compete ao município. Além do Rio Grande do Sul, o Ceará também foi escolhido para receber as primeiras oficinas.

O MEC pretende que os municípios conheçam os programas e projetos disponíveis no âmbito federal para a implementação em seus municípios. A programação das oficinas é composta por apresentações das secretarias do MEC que oferecem recursos para parcerias com os municípios: Secretaria de Educação Básica (SEB), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e Secretaria de Educação Especial (Seesp), além do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Três oficinas estão previstas: A educação básica e a educação especial nos municípios (programas da SEB e da Seesp), Diversidade na Educação (programas da Secad) e Assistência Financeira, programas e projetos (programas do FNDE).

No Rio Grande do Sul as oficinas ocorrerão em oito municípios: São Leopoldo, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Lajeado, Camaquã, Alegrete e Ijuí. Além do ministro interino da Educação estarão presentes a secretária de Educação Especial, Cláudia Dutra; o presidente do FNDE, José Henrique Paim; o chefe de gabinete do MEC, Ronaldo Teixeira da Silva; o diretor de Educação para a Diversidade e Cidadania da Secad, Armênio Schimdt; a diretora de Políticas de Educação Especial da Seesp, Cláudia Griboski; e o diretor do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Paulo Egon.

Ceará – No Ceará serão realizadas quatro oficinas. Os municípios escolhidos foram Fortaleza, Barbalha, Meruoca e Boa Viagem. Cada reunião vai contar, em média, com a participação de 60 municípios, com uma média de três participantes por município.

Repórter: Iara Bentes

SIGA-NOS NO Google News