Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

17/01/2008 18:46

MEC anuncia cursos de direito que terão de cortar vagas

Danilo Macedo/ABr

Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, anunciaram hoje (17) a lista das 29 instituições(veja a relação no endereço http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/tabelacursosdedireitojan08.pdf) que já assinaram o termo de compromisso com o Ministério da Educação (MEC) para a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de direito. A medida, antecipada ontem pela Agência Brasil, determina que a maioria desses cursos (26) reduza a oferta de vagas, passando das 14.225 oferecidas atualmente para 7.902, redução de 44,45%.

As instituições obrigadas a cortar mais vagas são Centro Universitário Nove de Julho, de São Paulo (2.594) e Centro Universitário Euro-Americano, de Brasília (1.309). Todas as instituições receberam conceito 2 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para o curso de direito. A notas do exame vão até 5, sendo 1 a pior.

Fernando Haddad disse que as medidas de “saneamento” foram propostas com base em pareceres de especialistas e são suficientes para a melhoria do curso de direito dessas instituições. Ele, no entanto, ressaltou que a redução das vagas é apenas um ponto do acordo. “Há um elenco de medidas complementares, como a contratação de doutores e mestres, a previsão do estágio e a melhoria do acervo bibliográfico, que são tão importantes quanto a redução de vagas e vão atender melhor o aluno”, disse.

José Geraldo de Souza, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na comissão que conduziu o processo realizado pelo MEC, disse que a entidade sempre defendeu que os principais critérios no ensino de direito devem ser a qualidade e a necessidade social. “Esse evento traduz um momento importante de concertação de esforços na linha de estabelecer um compromisso que é dirigido a 29 instituições, mas que baliza fatores importantes para orientar o desempenho no setor”, afirmou.

Uma das instituições de ensino citadas na lista é a Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro. O reitor, Paulo Alcântara Gomes, disse que desde quando o curso de direito foi avaliado pelo Enade, há dois anos, a universidade havia tomado uma série de correções, trocando a coordenação do curso e cerca de 30% do corpo docente e modernizando o acervo da biblioteca: “Não vemos a avaliação como instrumento de punição. Temos de entender que, quando uma instituição tem princípios e é regida por normas acadêmicas coerentes e consistentes com as suas missões, não tem medo de enfrentar a avaliação e de corrigir aquilo que ela faz”.

Haddad anunciou que o processo de verificação da qualidade de ensino também será aplicado a outras áreas de graduação. Após a divulgação dos dados do último Enade, realizado em novembro de 2007, medicina será o próximo curso avaliado pelo MEC, além das áreas de licenciatura.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)