Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC anuncia Bolsa Permanência para alunos carentes

ACS - MEC - 13 de abril de 2005 - 14:55

O Ministério da Educação lançará, no final de abril, o programa Bolsa Permanência, destinado a universitários de baixa renda. A medida foi anunciada nesta terça-feira, 12, em Brasília, pelo ministro da Educação interino, Jairo Jorge da Silva, durante encontro com cerca de 60 estudantes que possuem dívidas com instituições particulares.

Jairo Jorge disse que o Bolsa Permanência será consolidado por meio de medida provisória que tratará também dos programas Pró-Licenciatura e Proformação. “A bolsa será concedida prioritariamente aos estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) que fazem cursos que têm turnos integrais, como medicina e odontologia”, explicou.

Os universitários que estudam em instituições particulares pediram ao ministro a realização de uma edição exclusiva do ProUni destinada aos alunos que interromperam o curso devido à falta de pagamento. “As universidades particulares estão nos enforcando em dívidas. O ProUni no meio do ano será a fonte do ar que respiro”, disse Antonio de Jesus, estudante de direito da Universidade Brás Cubas, de São Paulo, ao entregar o documento Universitários Enforcados ao ministro interino.

Jairo Jorge informou que a proposta será analisada pela comissão executiva do MEC e que na próxima semana os estudantes terão uma posição definida a respeito. O ministro anunciou, ainda, a proposta de abertura de mais 400 mil vagas em universidades federais em quatro anos.

Repórter: Sandro Santos

SIGA-NOS NO Google News