Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/08/2004 08:40

MEC adota novas regras para autorizar cursos

Marina Domingos/ABr

Brasília – O Ministério da Educação adotou novas regras para autorizar novos cursos e instituições de ensino superior. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União. A partir de agora, os pedidos de credenciamento das instituições devem obedecer as reais necessidades da região. O número de vagas solicitado também deverá corresponder à infra-estrutura apresentada pela instituição na hora do pedido.

Desde maio, o MEC suspendeu a abertura de novas instituições por seis meses com o objetivo de garantir mais qualidade na educação superior. Cerca de 5 mil pedidos de novos cursos e 520 propostas para criação de novas instituições já estavam em andamento no Ministério. Agora, esses cursos só poderão ser liberados se atenderem às novas medidas. A intenção do MEC é editar regras definitivas após o fim do período de suspensão, que acontece em outubro. A reforma universitária também deve regular o tema.

A portaria do MEC publicada nesta quinta-feira ainda determinou a criação de uma comissão da Secretaria de Educação Superior para acompanhar todo o processo de autorizações. "A análise de cada caso será feita a partir de índices sociais, de violência, desigualdade e exclusão social e relação de número de vagas por habitantes, procurando identificar melhor as necessidades sociais", diz o chefe de gabinete do MEC, Ronaldo Teixeira.

Muitas instituições de ensino superior, que conseguiam manter apenas 2 ou 3 cursos, solicitavam abertura de 10 ou 15 cursos para criar uma "reserva de vagas", ou seja, para que elas não enfrentassem o tempo para autorizar novos pedidos futuramente. "A portaria foi necessária para regulamentar a grande demanda de cursos e novas universidades", ressaltou Teixeira.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)