Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/09/2006 16:30

MEC adia prazo de erradicação do analfabetismo para 2010

Edson Sibil / Campo Grande News

A meta de erradicação do analfabetismo no Brasil, anteriormente prevista para o final de 2007, foi revista pelo Ministério da Educação. O coordenador de Alfabetização do órgão, Tancredo Maia, a proposta de ensinar todos os brasileiros acima dos 15 anos de idade a ler e a escrever ficou apenas para 2010, como determina o Plano Nacional de Educação.

De acordo com informações da Agência Brasil, no período de 2003 a 2005, o MEC alfabetizou, através do Programa Brasil Alfabetizado, 5,3 milhões de jovens e adultos. Para este ano, o objetivo é alfabetizar mais dois milhões. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2004 existiam no Brasil 15,1 milhões de analfabetos acima dos 15 anos.

Segundo Maia, a meta do Brasil Alfabetizado teve de ser revista no decorrer dos quatro anos do governo Lula. “Esse programa é um esforço da sociedade. Não é um programa que se resolva exclusivamente com uma determinação do governo federal. E alcançar essa meta depende da conjunção desses esforços. Eu acho que essa meta era inicialmente difícil para a sociedade e que teve que se adequar às possibilidades orçamentárias e de mobilização”, disse Maia.

Na sua avaliação, a capacidade de mobilização da sociedade contra o analfabetismo é limitada no país. Mesmo com um orçamento maior, o número de pessoas atendidas pelo programa não poderia ser aumentado. “A gente pode imaginar uma mobilização de dois milhões de pessoas ao mesmo tempo, mas não de dez milhões. Não tenho expectativa de que, com muito mais dinheiro e muito mais parceiros, a gente chegaria a muito mais gente. Há rincões de difícil acesso, como na zona rural”, afirmou o coordenador.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)