Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC abre inscrições do prêmio para o ensino médio

Dourados News - 10 de março de 2005 - 15:04

As inscrições para o 2º Prêmio de Ciências no Ensino Médio promovido pela Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), já começaram e o prazo final, para a entrega dos projetos, é dia 15 de agosto.

O prêmio tem como finalidade selecionar 27 projetos escolares estaduais e três projetos nacionais, exemplares e inovadores, de aperfeiçoamento do aprendizado das Ciências da Natureza e Matemática, integradas às demais áreas de conhecimento, promovidos e executados por escolas públicas. A premiação na categoria estadual consiste em R$ 20 mil para cada projeto escolhido, por unidade federativa.

Já na categoria nacional, os três melhores projetos receberão R$ 60 mil cada. Caso algum estado não tenha nenhum projeto escolar classificado, o prêmio não será transferido a outra. As escolas têm que apresentar proposta que mantenham regularmente turmas de alunos em todas as séries de ensino médio.

O projeto será avaliado por comissão julgadora composta por representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), das Instituições de Ensino Superior, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação.

A comissão terá prazo até 15 de setembro deste ano para a apresentação dos resultados. O resultado do 2º Prêmio de Ciências no Ensino Médio será publicado no Diário Oficial da União e estará disponível na página do MEC, a partir de 20 de setembro. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 14 de outubro, em Brasília, onde será comemorada a semana Nacional de Ciência e Tecnologia nvestimento.

As escolas vencedoras assinarão um termo de conduta para a utilização do valor recebido. Entre outros pontos, o dinheiro deverá ser investido, prioritariamente, para estimular, desenvolver e disseminar as experiências educacionais de aperfeiçoamento do aprendizado das Ciências da Natureza e Matemática, integradas às demais áreas do conhecimento; estabelecer uma dinâmica de integração e participação na escola; estimular ações inovadoras nas disciplinas; prover a escola com material de pesquisa; adquirir e /ou fomentar a utilização de equipamentos de informática; promover capacitação dos professores na utilização de equipamentos de informática e incentivar os alunos na sua utilização.

Para a técnica responsável pelo prêmio na Secretaria de Estado de Educação (SED), Ana Célia de Oliveira Ferreira, concursos como esse são fundamentais para incentivar as escolas a realizar um ensino diferenciado.

“O desenvolvimento de projetos faz parte da política do ensino médio oferecido nas escolas estaduais. Essa atividade ajuda os alunos a ampliarem sua visão e percepção sobre a realidade em que vivem, além de tornar o ensino muito mais dinâmico”, afirma. Já foi encaminhada, para as 363 escolas estaduais, cópia do edital do prêmio.

As unidades escolares que tiverem interesse em participar podem obter mais informações no site do MEC (www.mec.gov.br), ou falar diretamente com Ana Célia pelo telefone (67) 318-2372 ou pelo e-mail [email protected].

SIGA-NOS NO Google News