Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MDS cancelou Bolsa Família de vereadora após pente-fino em políticos

Campo Grande News - 22 de novembro de 2013 - 16:52

A vereadora de Paranhos, Maristela de Jesus Vernal Gregol (PROS), que mesmo com salário mensal de R$ 5,1 mil recebeu duas parcelas de R$ 134 do Bolsa Família, teve o benefício cancelado em março pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Ela perdeu o benefício após um pente-fino do órgão para suspender o direito de quem tinha sido eleito em outubro do ano passado.

O MDS acompanha políticos que, antes de serem eleitos, recebiam o benefício, para, então, suspendê-lo devido ao aumento da renda. Após cada eleição, a pasta confronta os dados do programa com os do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esta averiguação foi feita em 2013 – ano seguinte às eleições de 2012 - garante o Ministério, e teve início em abril. Os casos confirmados tiveram o bloqueio das parcelas de pagamento do Bolsa Família em maio. Em setembro foi realizado o cancelamento definitivo dos casos confirmados da posse em cargo eletivo.

Reembolso aos cofres públicos – Ainda conforme o Ministério, a vereadora pode ter que ressarcir os cofres públicos caso tenha fornecido alguma informação falsa para conseguir se cadastrar no programa, já que, mesmo antes de ser eleita vereadora, já levava um alto padrão de vida.

O MDS está a par da irregularidade detectada e vai analisar se há dados inverídicos no cadastro ou na atualização cadastral da vereadora, antes de aplicar qualquer sanção. O benefício não precisará ser interrompido ou suspenso, já que o depósito do Bolsa Família para Maristela aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro e, hoje, ela não recebe mais.

Em todo o Brasil, 2.168 pessoas que eram beneficiárias do Bolsa Famílias e se elegeram para cargo político tiveram o benefício suspenso em 2013, conforme o MDS.

SIGA-NOS NO Google News