Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/02/2008 11:42

McCain e Hillary são tidos como vencedores da Superterça

Agência Lusa/ABr

Washington - O ex-senador John McCain, do Partido Republicano, e a senadora Hillary Clinton, do Partido Democrata, já são tidos como os grandes vencedores da “Superterça”, eleições primárias dos Estados Unidos. Mas se McCain venceu tanto em número de estados, como entre os delegados do partido, Hillary ganhou o maior número de delegados, mas perdeu na maioria dos estados em jogo.


A senadora fortaleceu sua posição ao vencer em estados com grande número de delegados como a Califórnia, Nova York, Nova Jersey e Massachusetts. Esse último estado foi uma decepção para o senador Barack Obama, rival de Hillary na disputa pela indicação do Partido Democrata. Obama esperava contar com a vitória em Massachusetts devido ao apoio que recebeu de parte da família Kennedy, proveniente do estado.

A estratégia da campanha de Obama para a "Superterça" era perder por margem mínima nos grandes estados e vencer em grande número nos pequenos e médios para contrabalançar com as vitórias de Hillary. No Partido Democrata, os delegados que vão à convenção são atribuídos através de um complexo sistema proporcional dos votos recebidos.

Hillary Clinton, contudo, venceu no estado de Tennessee (85 delegados), que era considerado parte vital da estratégia de Obama, cujo triunfoem outro estado considerado também de grande importância, o Missouri (88 delegados), foi por menos de 1%. De qualquer modo, Obama venceu em 13 Estados contra oito de Hillary Clinton.

As vitórias e o fato de ter um bom fundo de campanha fazem com que Obama possa continuar sua campanha com uma certa esperança de ainda conseguir ultrapassar Hillary Clinton. Analistas norte-americanos consideram que, embora Hillary esteja agora em posição mais confortável, a luta de Obama ainda não terminou. Os democratas voltam a votar já no sábado (9) nos estados de Louisiana, Nebraska e Washington e ainda no território das Ilhas Virgens, nas Caraíbas.


Os republicanos também votam sábado no Kansas, na Louisiana e em Washington. Nas primárias de ontem (5) o ex-senador John McCain consolidou sua posição de favorito no Partido Republicano não só por ganhar a disputa na maioria dos estados em jogo, como também pelo fato dos delegados do partido terem se dividido entre Mike Huckabee e Mitt Romney.

Ontem (5), Romney havia prometido continuar a lutar por sua indicação a candidato do partido, enquanto Huckabee considerou que o processo é agora "uma luta a dois", entre ele e McCain. A grande surpresa no Partido Republicano foi o ressurgimento de Mike Hackabee que, ao vencer em cinco estados, tirou praticamente qualquer possibilidade de Mitt Romney se aproximar de McCain na liderança da corrida.

Para a maioria dos analistas norte-americanos, John McCain já pode ser considerado o vencedor das prévias para indicação do candidato republicano à eleição presidencial. McCain, um especialista em política externa, mas moderado em suas posições sociais e econômicas, foi acusado várias vezes por integrantes da ala conservadora republicana de trair o partido e de ser um veículo para a destruição da organização partidária.

Analistas afirmaram que a ida às urnas. ontem, nas primárias republicanas foi bem mais fraca do que nas votações do Partido Democrata, algo que é visto como um indicativo da falta de entusiasmo do eleitorado republicano com suas opções. McCain, se confirmado como candidato do Partido Republicano, terá que encontrar um meio de reanimar as bases conservadoras do partido para a campanha presidencial de novembro.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)