Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

McCain e Hillary são tidos como vencedores da Superterça

Agência Lusa/ABr - 06 de fevereiro de 2008 - 11:42

Washington - O ex-senador John McCain, do Partido Republicano, e a senadora Hillary Clinton, do Partido Democrata, já são tidos como os grandes vencedores da “Superterça”, eleições primárias dos Estados Unidos. Mas se McCain venceu tanto em número de estados, como entre os delegados do partido, Hillary ganhou o maior número de delegados, mas perdeu na maioria dos estados em jogo.


A senadora fortaleceu sua posição ao vencer em estados com grande número de delegados como a Califórnia, Nova York, Nova Jersey e Massachusetts. Esse último estado foi uma decepção para o senador Barack Obama, rival de Hillary na disputa pela indicação do Partido Democrata. Obama esperava contar com a vitória em Massachusetts devido ao apoio que recebeu de parte da família Kennedy, proveniente do estado.

A estratégia da campanha de Obama para a "Superterça" era perder por margem mínima nos grandes estados e vencer em grande número nos pequenos e médios para contrabalançar com as vitórias de Hillary. No Partido Democrata, os delegados que vão à convenção são atribuídos através de um complexo sistema proporcional dos votos recebidos.

Hillary Clinton, contudo, venceu no estado de Tennessee (85 delegados), que era considerado parte vital da estratégia de Obama, cujo triunfoem outro estado considerado também de grande importância, o Missouri (88 delegados), foi por menos de 1%. De qualquer modo, Obama venceu em 13 Estados contra oito de Hillary Clinton.

As vitórias e o fato de ter um bom fundo de campanha fazem com que Obama possa continuar sua campanha com uma certa esperança de ainda conseguir ultrapassar Hillary Clinton. Analistas norte-americanos consideram que, embora Hillary esteja agora em posição mais confortável, a luta de Obama ainda não terminou. Os democratas voltam a votar já no sábado (9) nos estados de Louisiana, Nebraska e Washington e ainda no território das Ilhas Virgens, nas Caraíbas.


Os republicanos também votam sábado no Kansas, na Louisiana e em Washington. Nas primárias de ontem (5) o ex-senador John McCain consolidou sua posição de favorito no Partido Republicano não só por ganhar a disputa na maioria dos estados em jogo, como também pelo fato dos delegados do partido terem se dividido entre Mike Huckabee e Mitt Romney.

Ontem (5), Romney havia prometido continuar a lutar por sua indicação a candidato do partido, enquanto Huckabee considerou que o processo é agora "uma luta a dois", entre ele e McCain. A grande surpresa no Partido Republicano foi o ressurgimento de Mike Hackabee que, ao vencer em cinco estados, tirou praticamente qualquer possibilidade de Mitt Romney se aproximar de McCain na liderança da corrida.

Para a maioria dos analistas norte-americanos, John McCain já pode ser considerado o vencedor das prévias para indicação do candidato republicano à eleição presidencial. McCain, um especialista em política externa, mas moderado em suas posições sociais e econômicas, foi acusado várias vezes por integrantes da ala conservadora republicana de trair o partido e de ser um veículo para a destruição da organização partidária.

Analistas afirmaram que a ida às urnas. ontem, nas primárias republicanas foi bem mais fraca do que nas votações do Partido Democrata, algo que é visto como um indicativo da falta de entusiasmo do eleitorado republicano com suas opções. McCain, se confirmado como candidato do Partido Republicano, terá que encontrar um meio de reanimar as bases conservadoras do partido para a campanha presidencial de novembro.



SIGA-NOS NO Google News