Cassilândia, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

07/08/2004 17:51

Mau humor pode ser doença, avisa psiquiatra

Luciana Vasconcelos/ABr

Raiva, irritação, cara feia – tudo isso é característico de uma pessoa mal-humorada. De acordo com o médico Valmor Picinini, da Associação Brasileira de Psiquiatria, diante das frustrações e dos problemas, reagimos com um estado de humor não adequado. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, ele brincou: “Por exemplo, em uma segunda-feira de manhã, no Rio de Janeiro depois de um fim de semana em que o Flamengo foi mais uma vez derrotado, ficou em último lugar, o carioca deve ou vai estar de mau humor, ou pelo menos com um certo vazio existencial.”

Mas em alguns casos, o mau humor pode ser doença. O psiquiatra Valmor Picinini disse que quando esse estado de humor é rotineiro, até com dois anos de duração, pode ser considerado doença que faz parte do caráter de uma pessoa. "É aquela pessoa eternamente azeda. Briguenta, irritadiça, pessimista, sombria, que leva a vida excessivamente a sério, não se permite um descanso, não se permite um lazer”, ressalta.

Picinini conta que o mal-humorado crônico normalmente não incomoda a sociedade, mas a si mesmo e à família dele. “Às vezes consegue até manter no serviço uma certa normalidade, mas em casa é extremante irritadiço, aborrecido, a harmonia é comprometida”, afirma.

Os principais sintomas de mau humor crônico são, segundo o psiquiatra, muita dor de cabeça, complicações intestinais, dificuldade de dormir e perda de peso. E não deve ser confundido com estado depressivo. Picinini recomenda procurar ajuda médica: “O mal-humorado crônico tem melhoras, mas acho difícil que ele volte a ser feliz na vida – já é um defeito estabelecido.”

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
07:30
Loterias
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)