Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/08/2004 17:51

Mau humor pode ser doença, avisa psiquiatra

Luciana Vasconcelos/ABr

Raiva, irritação, cara feia – tudo isso é característico de uma pessoa mal-humorada. De acordo com o médico Valmor Picinini, da Associação Brasileira de Psiquiatria, diante das frustrações e dos problemas, reagimos com um estado de humor não adequado. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, ele brincou: “Por exemplo, em uma segunda-feira de manhã, no Rio de Janeiro depois de um fim de semana em que o Flamengo foi mais uma vez derrotado, ficou em último lugar, o carioca deve ou vai estar de mau humor, ou pelo menos com um certo vazio existencial.”

Mas em alguns casos, o mau humor pode ser doença. O psiquiatra Valmor Picinini disse que quando esse estado de humor é rotineiro, até com dois anos de duração, pode ser considerado doença que faz parte do caráter de uma pessoa. "É aquela pessoa eternamente azeda. Briguenta, irritadiça, pessimista, sombria, que leva a vida excessivamente a sério, não se permite um descanso, não se permite um lazer”, ressalta.

Picinini conta que o mal-humorado crônico normalmente não incomoda a sociedade, mas a si mesmo e à família dele. “Às vezes consegue até manter no serviço uma certa normalidade, mas em casa é extremante irritadiço, aborrecido, a harmonia é comprometida”, afirma.

Os principais sintomas de mau humor crônico são, segundo o psiquiatra, muita dor de cabeça, complicações intestinais, dificuldade de dormir e perda de peso. E não deve ser confundido com estado depressivo. Picinini recomenda procurar ajuda médica: “O mal-humorado crônico tem melhoras, mas acho difícil que ele volte a ser feliz na vida – já é um defeito estabelecido.”

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)