Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/03/2006 22:16

Matoso conta que entregou extrato a Palocci

Alessandra Bastos/ABr

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, teria recebido na noite de quinta-feira (16) a visita do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, para receber um envelope com o extrato bancário do caseiro Francenildo Santos Costa. Esta é a versão que Mattoso contou em depoimento hoje (27), de acordo com o delegado da Polícia Federal responsável pela investigação, Rodrigo Carneiro Gomes.

Mattoso teria encontrado o consultor da presidência da Caixa, Ricardo Schumann, em um jantar, e dele recebido um envelope com o extrato. De posse do documento, Mattoso telefonou para Palocci e foi até a casa do ministro, ficou na residência cerca de cinco minutos e foi embora.

O ex-presidente da Caixa prestou depoimento hoje (27) e, segundo a PF, assumiu a responsabilidade pela violação do sigilo bancário. Em nota, entretanto, afirmou que não foi o responsável pela divulgação do extrato. Ele foi indiciado pelo crime de violação de sigilo funcional e pode ser condenado de dois a seis anos de prisão.

De acordo com Mattoso, técnicos da Caixa, em operações de rotina, teriam estranhado as movimentações financeiras do caseiro, já que os depósitos de quase R$ 40 mil na conta de Costa não condizem com o seu salário. O presidente da Caixa teria sido avisado das movimentações e pedido uma cópia do extrato, conforme, argumentou, indica a lei nesses casos.

No dia seguinte ao que teria entregue ao ministro o extrato (sexta-feira, 17), Mattoso convocou uma reunião pela manhã com técnicos da Caixa e pediu que as informações sobre as movimentações financeiras do caseiro fossem enviadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do Ministério da Fazenda, para investigação. Mattoso disse que também entregou o extrato a Palocci por ele ser seu superior hierárquico.

Os três funcionários da Caixa que prestaram depoimento na polícia federal formaram o que a polícia chama de "cadeia de comando". O operador Jeter Ribeiro foi quem entrou no sistema e mandou imprimir o extrato. Segundo ele, a mando da superintendente Sueli Aparecida Mascarenhas, que retirou o extrato. Ela conta que recebeu as ordens do consultor da presidência da Caixa, Ricardo Schumann, para quem entregou o extrato.

Sueli e Jeter prestaram depoimento ontem. Hoje pela manhã, Ricardo Schumann confirmou o depoimento dos outros dois funcionários e disse ter recebido a ordem de Jorge Mattoso, que prestou depoimento à tarde. A Polícia Federal afirmou que existem ainda algumas inconsistências nas versões, mas não quis dar detalhes.

Jorge Mattoso e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, pediram afastamento dos cargos. O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, foi anunciado como o novo ministro da pasta. Maria Fernanda Ramos Coelho, uma funcionária de carreira, que está há 22 anos na Caixa Econômica Federal, será a substituta de Mattoso na presidência da instituição.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)