Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/03/2015 19:00

Mato Grosso do Sul tem 7 cidades que se misturam, cinco delas na fronteira

Priscilla Peres, Campo Grande News

Mato Grosso do Sul tem 7 arranjos populacionais, ou seja cidades rodeadas por outras menores, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada hoje. Dessas, cinco estão localizadas na fronteira, o que representa o segundo maior número de arranjos fronterícios entre os estados.

De acordo com a pesquisa, os arranjos populacionais são agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração populacional, devido aos movimentos pendulaeres para trabalho ou estudo. Isso significa que muitas pessoas vão até cidades vizinhas diariamente para trabalhar ou estudar.

No Estado os cinco arranjos fronterícios estão nas cidades de Ponta Porã/Pedro Juan Cabalero, Corumbá/Puerto Quijarro, Coronel Sapucaia/Capitan Bado, Paranhos/Ypejhú e Bela Vista/Bela Vista Norte.

As regiões Norte e Centro-Oeste possuem 11 arranjos populacionais em conjunto. Desses, cinco em Mato Grosso do Sul, sendo o segundo e quarto maior do país, Ponta Porã (166.061 habitantes) e Corumbá (151.432 habitantes).

Assim como em Uruguaiana (PR), Corumbá é o principal município articulador de seu arranjo, assim como Ponta Porã se assemelha ao de Sant’Ana do Livramento, uma vez que articula seu arranjo conjuntamente com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Os outros arranjos de Mato Grosso do Sul são Aquidauana e Anastácio e Jardim e Guia Lopes da Laguna. Os dados do IBGE são referentes a 2010 e mostram que na época, 55,9% da população brasileira morava em formação de arranjos.

A pesquisa ainda mostra que Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Palmas (TO) são as únicas capitais estaduais que não formam arranjos populacionais e por isso são considerados municípios isolados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)