Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mato Grosso do Sul sedia Simpósio Internacional

16 de abril de 2008 - 16:14

De 23 a 27 de abril, Mato Grosso do Sul sedia o 2º Simpósio Internacional e Fórum Público sobre Educação, Eqüidade e Justiça Social. O evento deve reunir mais de 190 pessoas entre pesquisadores, professores, secretários de educação, deputados, senadores, governadores, representantes de ministérios e governos do Brasil, Reino Unido, África do Sul e Índia.

O evento é realizado por meio de parceria entre a Anhanguera/Uniderp, Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE), Conselho Britânico, Ministério da Educação e Governo Federal. O tema central das discussões é O uso das tecnologias na educação e a promoção da inclusão social.

A programação começa em Brasília, DF, no dia 22 de abril, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. Às 9h30min, acontece a solenidade de abertura com a presença do presidente do Senado Garibaldi Alves, do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, do presidente da Comissão de Educação do Senado Federal Cristóvam Buarque, do presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia e do presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados João Matos. Em seguida, falará o ministro da Educação do Brasil Fernando Haddad, o embaixador do Reino Unido no Brasil Peter Collecott, o ministro para o Desenvolvimento de Recursos Humanos na Índia Arjun Singh e a ministra da Educação da África do Sul Naledi Grace Mandisa Pandor. Como presidente da mesa de trabalhos estará o senador Cristóvam Buarque.

No dia 23 de abril, as atividades acontecem no auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, MS. Às 18h30, o chanceler da Anhanguera/Uniderp Pedro Chaves dos Santos Filho dá as boas-vindas. Em seguida, ministram palestras o ministro da Educação do Brasil Fernando Haddad, a diretora geral do Departament For Children, Schools and Families do Ministério da Educação Britânico Dra. Lesley Longstone, o ministro para o Desenvolvimento de Recursos Humanos na Índia Arjun Singh e a ministra da Educação da África do Sul Naledi Grace Mandisa Pandor. O encerramento deve ser feito pelo governador de MS André Puccinelli. Os trabalhos serão coordenados pelo secretário de Educação Superior do MEC Ronaldo Mota.

Já no dia 24 de abril, as atividades acontecem no auditório do bloco 7, no campus I da Anhanguera/Uniderp. Serão realizados debates acadêmicos em grupos de representantes de governo e de universidades dos quatro países. Às 8h30, a reitora da Uniderp Ana Maria Costa de Sousa inicia as discussões. Das 8h40 às 12h, serão realizadas palestras sobre o uso das tecnologias para a educação e a inclusão social em cada um dos países participantes. Pelo Brasil fala Paulo Speller, pela Índia fala Ved Prakash, pela África do Sul fala Peliwe Lolwana e pelo Reino Unido fala Neil Selwin. Às 14h, acontecem seminários e às 17h30 está programado plenário. O encerramento será feito pelo chanceler da Uniderp Pedro Chaves dos Santos Filho, às 18h30.


Nos dias 25 e 26, os participantes do Simpósio realizarão viagem ao Pantanal Sul-mato-grossense para conhecer o Instituto de Pesquisas do Pantanal (Ippan) mantido pela Anhanguera/Uniderp na região do Pantanal do Rio Negro, no local serão apresentadas as principais pesquisas desenvolvidas pela Universidade.

SIGA-NOS NO Google News