Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mato Grosso do Sul recebe status internacional de zona livre de aftosa

Danilo Macedo, Agência Brasil - 04 de fevereiro de 2011 - 20:02

Brasília – Mato Grosso do Sul volta a ser, a partir de hoje (4), reconhecido como totalmente livre de febre aftosa, com vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Desde 2005, quando foi detectado um foco da doença numa propriedade rural do município de Japorã, na fronteira com o Paraguai, parte do estado foi classificada como zona de alta vigilância.

Com a medida, informada hoje pela OIE à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, 13 municípios da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia – como Japorã, Corumbá e Ponta Por㠖 passam a ter o status de livre de aftosa com vacinação. O governo brasileiro já tinha concedido essa classificação à região desde 2008, mas o anúncio de hoje tem reconhecimento internacional.

A área reconhecida pela OIE tem uma criação de 800 mil bovinos e búfalos, em cerca de 5,9 mil propriedades rurais. Segundo o Ministério da Agricultura, para conceder o novo status, a organização internacional considerou o trabalho dos fiscais agropecuários, o sistema de identificação dos animais, o controle de vacinação e a presença de postos de fiscalização.

O único estado brasileiro reconhecido como livre de aftosa sem vacinação é Santa Catarina. Além de Mato Grosso do Sul, mais 15 têm o status de livre da doença com vacinação, enquanto 11 não têm o reconhecimento ou o status foi dado apenas para parte do estado, como o Pará e o Amazonas.

Edição: Lana Cristina

SIGA-NOS NO Google News