Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mato Grosso do Sul promove Fórum no Dia Internacional da Mulher Negra

Tereza da Penha, noticiasms - 25 de julho de 2011 - 18:17

Campo Grande (MS) – No dia 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Em comemoração ao evento, o Coletivo de Mulheres Negras -”Raimunda Luzia de Brito”, está promovendo o Fórum Nacional de Mulheres Negras, visando a promoção de Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho e Emprego. O evento, que teve início às 9 horas de hoje (25), vai até às 12 horas, no auditório da Superintendência Regional Ministério do Trabalho, na Capital.


“A realização do Fórum tem como meta mover diretrizes em prol da política de visibilidade para ampliar as atividades e demarcar essa dada importante para mulher negra”, explicou a coordenadora do Coletivo de Mulheres Negras do Mato Grosso do Sul, Ana José Alves. Além de debates sobre o assunto, durante a programação também haverá apresentações de vídeo com enfoque temáticos; DVDs sobre a situação das Mulheres Afrodescendentes; Religiões de Matriz Africana-Caminhando; Saúde Integral da Mulher.


Dia 25 de julho

Em 1992, na República Dominicana por volta de 400 mulheres negras de todas as partes do mundo decidiram comemorar um reencontro há muito tempo idealizado por algumas mulheres negras. Irmanadas desse sentimento gestado, expandiram a idéia entre os continentes e firmaram o dia 25 de julho, para que celebrassem a vitória de estarem juntas, unidas na América Latina e no Caribe, sem perder o Axé, a dignidade, a perseverança, a persistência e as lutas e batalhas do cotidiano.

“Para se consolidar essa data, temos que romper muitos desafios e usar de muita criatividade para dar visibilidade às Mulheres Negras, o que é uma luta árdua e muito complexa”, informou Ana José Alves, ao lembrar que essa data demarca a construção de um processo político para simbolizar esse momento “emblematizando, quem somos e como vivemos enquanto Mulheres Negras”.

O Fórum conta com a presença da coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS), da Secretaria de Estado de Governo, Raimunda Luzia de Brito, e demais representantes das entidades governamentais e não governamentais do Estado.

Serviço

O Fórum está sendo realizado no auditório da Superintendência Regional Ministério do Trabalho de Mato Grosso do Sul, localizado na rua 13 de maio, 3.214 – Centro de Campo Grande (MS).


SIGA-NOS NO Google News