Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mato Grosso do Sul elabora Plano Diretor de Agricultura Irrigada

Iniciativa, apoiada pelo Ministério da Integração Nacional, representará um marco estratégico para as políticas de recursos hídricos no estado

Ministério da Integração - 19 de maio de 2013 - 09:42

 O estado do Mato Grosso do Sul iniciou, este mês, a elaboração do Plano Diretor de Agricultura Irrigada, que vai identificar as áreas e culturas com potencial para irrigação no estado. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Irrigação. Os planos estaduais de irrigação são instrumentos da Política Nacional de Irrigação, sancionada em janeiro deste ano pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

Ao identificar como a agricultura irrigada está se desenvolvendo no Mato Grosso do Sul, os potenciais e as necessidades do setor, o Plano Diretor do estado vai ajudar na definição das linhas estratégicas de ação e dos arranjos institucionais adequados para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no estado. A execução dos trabalhos está a cargo do Consórcio Irriga Mato Grosso do Sul, vencedor da licitação. Todas as fases do estudo serão supervisionadas pelo governo estadual, em parceria com a Secretaria Nacional de Irrigação.

Segundo o secretário Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Guilherme Orair, o plano diretor é o principal instrumento de planejamento para o desenvolvimento da agricultura irrigada. "Esse desenvolvimento tem que ser articulado entre as instituições públicas, associações de produtores e demais organizações civis afins para discutir a produção agrícola em áreas irrigadas", ressalta.

De abrangência nacional, o Ministério da Integração Nacional deu início à execução do Plano Diretor Nacional de Irrigação. Como resultado desse amplo mapeamento, que ficará pronto em cinco meses, o Governo Federal terá em mãos uma avaliação mais precisa do uso, do potencial e da perspectiva da agricultura irrigada no país.

Seminário Nacional - A elaboração de Planos Diretores de Irrigação será amplamente discutida durante o II Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável, nos dias 6 e 7 de junho. O evento vai ser realizado no Complexo Expominas em Belo Horizonte(MG), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e integra a SuperAgro Minas 2013.

O encontro, promovido pelo Ministério da Integração Nacional, vai reunir produtores rurais, gestores municipais e estaduais, além de representantes de instituições públicas e privadas do setor agrícola para debater os desafios da agricultura irrigada para produção de alimentos, fibras e bioenergia de forma sustentável.

SIGA-NOS NO Google News