Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mato Grosso do Sul é a maior 'filial' do PCC no país

Correio do Estado - 12 de outubro de 2013 - 10:06

O Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo divulgou censo com organograma da maior facção criminosa do país, o PCC, e denuncia que Mato Grosso do Sul e Paraná são os estados que, além de SP, têm maior massa carcerária filiada ao grupo. As informações estão publicadas na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

Conforme a reportagem de Michelle Rossi, em Mato Grosso do Sul, o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), subordinado ao MPE/MS, efetuou levantamento e anunciou o organograma da facção no Estado, no primeiro semestre deste ano. Os dados são compatíveis aos agora divulgados pelo MPE/SP ao indicar que nos presídios da Capital e interior está concentrada uma das maiores massas de adeptos à facção fora de São Paulo.

Para barrar a atuação do partido, o Gaeco/MS promoveu a transferência de lideranças para o Presídio Federal e assim isolou os gerentes. Outro golpe inédito e promovido pelo Gaeco local foi o bloqueio de mais de 3 mil linhas telefônicas identificadas durante o mapeamento da facção.

Por decisão judicial, as linhas foram tiradas de funcionamento, principalmente aquelas que funcionavam nas mãos dos detentos do maior estabelecimento penal de MS, o Presídio de Segurança Máxima, no Jardim Noroeste.

No entanto, a ação foi de curto prazo pois não foram adotadas medidas por parte do governo do Estado, que comanda a Máxima e demais presídios (com exceção do Presídio Federal, obviamente), para barrar a entrada de celulares que são muitas vezes lançados pelos muros do local ou ainda enviados com o ingresso de visitantes nos presídios. Um bloqueador, no entanto, está prestes a entrar em funcionamento segundo promessa das autoridades de segurança locais. (Com informações do Jornal O Estado de São Paulo)

SIGA-NOS NO Google News