Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MATO GROSSO DO SUL: Casos de dengue disparam no Estado

Agência do Rádio - 19 de janeiro de 2010 - 07:14

O cenário da dengue em Mato Grosso do Sul é preocupante. Só em 2009, foram vinte e três mil casos no estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, a região sofreu com duas epidemias no ano passado. Uma em junho, que começou na Bolívia, e outra no mês de dezembro, quando uma área de foco do mosquito se estendeu por toda a capital, Campo Grande. O diretor de Vigilância em Saúde, Eugênio Barros, explica por que há tantos criadouros do inseto em Mato Grosso do Sul.


"As pessoas sujam as nossas cidades. Você encontra lixo espalhado em tudo quanto é lugar, mesmo havendo a coleta; em bairro rico, mediano, em bairro pobre, periférico. Tem que se fazer com que a população tenha um hábito rigoroso de higiene da sua cidade. De manter as suas cidades limpas, sem espalhar criadouros, sem espalhar vasilhas e coisas do gênero, que permitem uma criação do Aedes."

Os agentes de saúde estão visitando as casas em Mato Grosso do Sul para verificar se existem criadouros do mosquito da dengue. Eles orientam a população sobre o combate ao inseto. O secretário estadual de Saúde diz que a assistência aos doentes também foi reforçada.



"Hoje a gente se esforça muito, conhece melhor a doença e se treinou muitos médicos, inclusive o Ministério da Saúde fez um material muito bonito e mandou para tudo quanto é médico do País; então a gente acha que o manejo clínico da doença hoje é mais conhecido. E a expectativa é que não haja tantos casos graves mesmo havendo essas epidemias em diversos estados do País."

Entre as ações no combate à doença está a Gincana contra a Dengue, realizada em Campo Grande. Durante todo o ano, várias equipes de voluntários promovem mutirões para a limpeza dos bairros, praças e parques. Essas equipes recebem uma pontuação pelas atividades e no final do ano quem somar mais pontos recebe um prêmio no valor de cem mil reais. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que põe ovos em locais onde há água limpa e parada acumulada.

Reportagem, Fabiana Pelles


SIGA-NOS NO Google News