Cassilândia, Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Últimas Notícias

31/01/2020 13:00

Maternidade/Gravidez: avanços para conseguir ser pais depois dos 40 anos

A maternidade tardia é uma tendência crescente de abrangência mundial: atualmente 3 de cada 10 mulheres que iniciam tratamentos de fertilização assistida têm mais de 40 anos.

Huggies

A fertilidade segundo a idade

A capacidade reprodutiva da mulher diminui de maneira acentuada a partir dos 37 anos. De fato, a probabilidade estatística anual de gravidez diminui de 73 a 61% entre os 30 e 35 anos, a partir dos 35 abaixo de 54%. Se considerarmos o tempo imediatamente anterior à gravidez, metade das mulheres vai engravidar em uma média de:

• 3 meses antes dos 35 anos
• 7 meses dos 35 aos 37 anos
• 13 meses aos 38 anos

O avanço da ciência

Diversos avanços científicos, médicos e técnicos buscam dar resposta a este crescente número de pares que iniciam a busca da paternidade ao chegar à quarta década de vida, quando a porcentagem de mulheres inférteis ronda 64% , diante dos 30% de mulheres que não conseguem a gestação entre os 35 e 39 anos. Além disso, as gestações depois dos 40 anos apresentam riscos maiores de aborto espontâneo e complicações durante a gravidez.

Os resultados dos avanços médicos, medidos na taxa de gestações que deram certo, parecem demonstrar que está por um bom caminho. Em 2009, 50% dos casais que iniciaram tratamentos de fertilização assistida conseguiram a gravidez, enquanto esta taxa em 2007 era de 33%.

O avanço das técnicas

A respeito da tecnologia, um avanço muito importante vem sendo a possibilidade de transferir os embriões no quinto dia no estágio de “blastócitos”, em lugar do terceiro dia, como ainda se faz hoje, já que permite uma melhor sincronização dos tempos naturais de fecundação. De fato, o procedimento de transferência ao quinto dia permite selecionar embriões mais saudáveis e com maior potencial de implantação. Graças a essa modificação técnica no processo prévio à implantação, se alcançou que 57% das mulheres de 40 anos ou mais (42 anos em média) para as quais se transferiu o embrião no quinto dia, conseguiram a gestação, comparados aos 22% de êxito no caso de pacientes que receberam a implantação no terceiro dia.

Em suma, existem propostas da ciência e da tecnologia para conseguir que aqueles casais que decidiram postergar a paternidade possam realizar o seu sonho de ter seu bebê, e o melhor conselho é não atrasar tão marcadamente a busca por um filho para acompanhar o relógio biológico da mulher ou, em caso de não haver encontrado ainda o momento ou pessoa adequada, criopreservar óvulos para seu uso mais adiante.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 22 de Fevereiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Sexta, 21 de Fevereiro de 2020
Quinta, 20 de Fevereiro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)