Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maternidade/Gravidez: avanços para conseguir ser pais depois dos 40 anos

A maternidade tardia é uma tendência crescente de abrangência mundial: atualmente 3 de cada 10 mulheres que iniciam tratamentos de fertilização assistida têm mais de 40 anos.

Huggies - 31 de janeiro de 2020 - 13:00

A fertilidade segundo a idade

A capacidade reprodutiva da mulher diminui de maneira acentuada a partir dos 37 anos. De fato, a probabilidade estatística anual de gravidez diminui de 73 a 61% entre os 30 e 35 anos, a partir dos 35 abaixo de 54%. Se considerarmos o tempo imediatamente anterior à gravidez, metade das mulheres vai engravidar em uma média de:

• 3 meses antes dos 35 anos
• 7 meses dos 35 aos 37 anos
• 13 meses aos 38 anos

O avanço da ciência

Diversos avanços científicos, médicos e técnicos buscam dar resposta a este crescente número de pares que iniciam a busca da paternidade ao chegar à quarta década de vida, quando a porcentagem de mulheres inférteis ronda 64% , diante dos 30% de mulheres que não conseguem a gestação entre os 35 e 39 anos. Além disso, as gestações depois dos 40 anos apresentam riscos maiores de aborto espontâneo e complicações durante a gravidez.

Os resultados dos avanços médicos, medidos na taxa de gestações que deram certo, parecem demonstrar que está por um bom caminho. Em 2009, 50% dos casais que iniciaram tratamentos de fertilização assistida conseguiram a gravidez, enquanto esta taxa em 2007 era de 33%.

O avanço das técnicas

A respeito da tecnologia, um avanço muito importante vem sendo a possibilidade de transferir os embriões no quinto dia no estágio de “blastócitos”, em lugar do terceiro dia, como ainda se faz hoje, já que permite uma melhor sincronização dos tempos naturais de fecundação. De fato, o procedimento de transferência ao quinto dia permite selecionar embriões mais saudáveis e com maior potencial de implantação. Graças a essa modificação técnica no processo prévio à implantação, se alcançou que 57% das mulheres de 40 anos ou mais (42 anos em média) para as quais se transferiu o embrião no quinto dia, conseguiram a gestação, comparados aos 22% de êxito no caso de pacientes que receberam a implantação no terceiro dia.

Em suma, existem propostas da ciência e da tecnologia para conseguir que aqueles casais que decidiram postergar a paternidade possam realizar o seu sonho de ter seu bebê, e o melhor conselho é não atrasar tão marcadamente a busca por um filho para acompanhar o relógio biológico da mulher ou, em caso de não haver encontrado ainda o momento ou pessoa adequada, criopreservar óvulos para seu uso mais adiante.

SIGA-NOS NO Google News