Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maternidade: dez dicas para marinheiros de primeira viagem

Guia da Maternidade - 19 de outubro de 2016 - 09:00

O bebê está descobrindo e se adaptando ao mundo. É natural que não nos lembremos de nossos primeiros meses, dos choros, das cólicas, da hora do banho. Então, aqui vão algumas dicas para as mamães:

1. O bebê ainda não fala, portanto, é natural que chore em algumas situações, como fome, dor de ouvido, sono, irritação com tudo o que afete seu conforto e tranquilidade. Tente cercá-lo de cuidados e de carinho. À medida que se tornar maiorzinho, chorará bem menos.

2. Alguns pais se queixam de ‘levar um baile’ do recém-nascido, que dorme em horários alternados e acorda no meio da noite. Enquanto ele estiver criando uma rotina, paciência. Pai e mãe podem se alternar no atendimento ao pequenino, quando acordar no meio da noite.

3. Um dos incômodos que fazem o bebê chorar, normais, por sinal, são as cólicas - decorrem da imaturidade do intestino. Amamentação e massagens suaves na barriguinha podem ajudar. Se forem muito frequentes, os pais devem consultar o pediatra.

4. Até os seis meses, nada de papinhas, sopinhas, frutas, água, chá! Somente leite materno, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

5. E a moleira? Realmente, a parte superior da cabeça ainda não está totalmente formada no recém-nascido. Portanto, segure-o entre as costas e a cabeça, mas evite os ossinhos do crânio.

6. Não, não agasalhe o bebê excessivamente, principalmente nos dias quentes de verão. Use roupas leves, arejadas e de fibras naturais. Em locais em que o inverno é mais rigoroso, não o exponha muito ao frio. Mas não o cubra com cobertores pesados. E deixe o rosto descoberto, para que possa respirar em paz, com menos risco de se sufocar.

7. Não há necessidade de acordar o nenê para mamar. Ele sabe que precisa se alimentar e cobrará o peito periodicamente.

8. Se a casa ou apartamento costuma ter insetos, coloque telas nas janelas e um sobre o berço. Repelentes e inseticidas, nem pensar, pois podem conter substâncias tóxicas.

9. A água do banho não deve ser quente nem fria, e sim morna, com sabonete neutro. Lembrem-se, também, que é para lavar, não para esfregar o bebê.

10. Na dúvida, consultem o pediatra, e não se estressem.

SIGA-NOS NO Google News