Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/03/2011 17:28

Maternidade aponta doença rara como causa da morte de gestante

Campo Grande News/Ricardo Campos Jr.

Laudo emitido por médicos legistas e patologistas, encaminhado à Maternidade Cândido Mariano, aponta uma doença rara como causa das complicações que levaram à morte a gestante Roseleide Leite da Silva, 32 anos, durante uma cesariana. De acordo com a diretoria clínica do hospital, durante coletiva realizada nesta manhã, o nome do problema e características dele não serão divulgados por causa de questões éticas.

O diretor clínico do hospital Benedito Neto relatou que durante a cirurgia o anestesista notou anormalidades e acionou a equipe, que segundo ele fez todas as manobras possíveis para tentar reverter o quadro.

Antes do relatório, de acordo com Benedito, nem os profissionais que atenderam a gestante sabiam o motivo de tais sintomas.

“Não posso revelar dados da necropsia, mas posso afirmar que ocorreu um acidente em função da gravidez”, disse. “Não houve erro médico nessa situação ocorrida”.

Sem detalhar o caso, o diretor clínico explicou que, após o resultado, consultou livros médicos sobre a doença e disse que ela não aparece nos exames pré-natais. “Foi a primeira vez em 21 anos de profissão”, disse o médico sobre o caso.

Em contato com profissionais mais antigos, Benedito disse ter recebido informação que o caso de Roseleide pode ter sido o 2º identificado em Campo Grande.

“Existem várias complicações. Algumas delas só ocorrem no parto”, explica Benedito.

O médico afirmou ainda que as chances da gestante com essa doença, mesmo a equipe tendo o conhecimento, são nulas. “Essa complicação na literatura tem índice de perda de 100%”.

Ao ser questionado a respeito de possível demora no parto, que de acordo com a família de Roseleide deveria ter ocorrido dias antes, Benedito afirma: “Não existe nada por parte da pediatria que mostre o famoso ‘passou da hora’”.

Ainda segundo o médico, os problemas que a criança apresentou não são relacionados à doença da mãe, mas também não divulgou dados sobre o diagnóstico da criança.

Benedito trata o caso como acidente e, mesmo sem divulgar dados sobre a doença, fala para que as futuras mães não fiquem preocupadas porque o caso de Roseleide é “extremamente raro”.

“Não há necessidade de pânico”, concluiu o diretor clínico.

Benedito afirmou que a família da gestante recebeu cópia do laudo e foi convidada a comparecer à maternidade durante a manhã para esclarecimentos. Entretanto, ninguém apareceu.

Morte - A gestante foi à maternidade acompanhada pela amiga Adriana Evangelista, 26 anos. Antes de seguir para o centro cirúrgico, tirou fotos com o próprio celular, já com as roupas apropriadas para a operação, e ligou para o marido.

Adriana relata que a gestante deu entrada às 7 horas e às 8h45 foi para o centro cirúrgico. Até as 13h30, horário que segundo Adriana recebeu orientação para chamar os familiares por conta de um imprevisto, nenhuma informação foi repassada.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)