Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Marinho apresenta dossiê de irregularidades nos Correios

Agência Câmara - 29 de setembro de 2005 - 16:33

O ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios Maurício Marinho apresentou há pouco à CPMI dos Correios um dossiê de mais de 300 páginas que aponta irregularidades em vários contratos da estatal. A informação foi prestada pelo sub-relator de Movimentação Financeira da comissão, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Segundo a senadora Ideli Salvati (PT-ES), Marinho disse ainda que a prática de superfaturamento e de desvios de recursos dos Correios também ocorreu no Governo Fernando Henrique Cardoso, quando a estatal era dirigida por Hassan Gebrim. Foi nesse período, de acordo com o depoente, que a empresa passou pelas maiores mudanças nas áreas de tecnologia e de processos.
Para Salvati, o depoimento comprovou que as irregularidades nos Correios vêm sendo praticadas há muito tempo e beneficiaram vários partidos.

Prejuízo bilionário
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que também participou do início do depoimento, disse que Marinho informou aos parlamentares que os prejuízos provocados pelas irregularidades nos Correios, só na área de franquias, chegam a R$ 1 bilhão por ano. "Ele disse que o sistema de franquias já começou errado", afirmou o senador.
Ainda segundo Álvaro Dias, Marinho revelou à CPMI que há muito tempo empresas que trabalham com os Correios patrocinam o que ele definiu como um "esquema de agrado" (isto é, de pagamento de propinas). Os recursos seriam usados para abastecer campanhas eleitorais do PT, PTB e PMDB.

O depoimento, prestado em reunião fechada, prossegue na sala 2 da ala Senador Nilo Coelho, no Senado.

SIGA-NOS NO Google News