Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/10/2004 07:40

Marcos Pontes conta como se tornou astronauta

Silvia Diniz/ABr

São Luís - “Os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão são como um foguete, que impulsiona as nossas vidas”. A comparação foi feita pelo tenente coronel Marcos Pontes em visita na manhã desta quinta-feira ao Cetecma de São Luís. Na sala de videoconferência da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) fez um relato a alunos e professores de como conquistou o sonho de ser o primeiro astronauta brasileiro.

Por quase duas horas em que interagiu com alunos dos 10 Cetecmas, por meio de videoconferência, Marcos Pontes deu depoimento de uma verdadeira lição de vida e de luta. “Meu pai era servente do IBC (Instituto Brasileiro do Café) e minha mãe assalariada da rede ferroviária, mas nunca desisti”, narrou.

Ele contou que no local em que sua mãe trabalhava, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) teve a oportunidade de fazer cursos técnicos, de forma gratuita, como acontece nos Cetecmas. “Era a forma que tinha para estudar. A minha família, de baixa renda, não tinha como pagar os meus estudos”, revelou.

A partir daí – disse Marcos Pontes – foi progredindo na vida: “percorri o caminho de eletricista, aprendiz da rede ferroviária, até ser o primeiro astronauta brasileiro. Toda a minha estudei em escola pública. Aqui pode ser o passo inicial para vida de cada um dos alunos. Quem tem vontade supera todas as dificuldades, todas as barreiras. Não quero ser o primeiro e último astronauta brasileiro”, afirmou.

Atualmente, Marcos Pontes está em treinamento na Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, lem Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)