Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

29/10/2004 07:40

Marcos Pontes conta como se tornou astronauta

Silvia Diniz/ABr

São Luís - “Os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão são como um foguete, que impulsiona as nossas vidas”. A comparação foi feita pelo tenente coronel Marcos Pontes em visita na manhã desta quinta-feira ao Cetecma de São Luís. Na sala de videoconferência da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) fez um relato a alunos e professores de como conquistou o sonho de ser o primeiro astronauta brasileiro.

Por quase duas horas em que interagiu com alunos dos 10 Cetecmas, por meio de videoconferência, Marcos Pontes deu depoimento de uma verdadeira lição de vida e de luta. “Meu pai era servente do IBC (Instituto Brasileiro do Café) e minha mãe assalariada da rede ferroviária, mas nunca desisti”, narrou.

Ele contou que no local em que sua mãe trabalhava, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) teve a oportunidade de fazer cursos técnicos, de forma gratuita, como acontece nos Cetecmas. “Era a forma que tinha para estudar. A minha família, de baixa renda, não tinha como pagar os meus estudos”, revelou.

A partir daí – disse Marcos Pontes – foi progredindo na vida: “percorri o caminho de eletricista, aprendiz da rede ferroviária, até ser o primeiro astronauta brasileiro. Toda a minha estudei em escola pública. Aqui pode ser o passo inicial para vida de cada um dos alunos. Quem tem vontade supera todas as dificuldades, todas as barreiras. Não quero ser o primeiro e último astronauta brasileiro”, afirmou.

Atualmente, Marcos Pontes está em treinamento na Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, lem Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)