Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Marcos Pontes conta como se tornou astronauta

Silvia Diniz/ABr - 29 de outubro de 2004 - 07:40

São Luís - “Os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão são como um foguete, que impulsiona as nossas vidas”. A comparação foi feita pelo tenente coronel Marcos Pontes em visita na manhã desta quinta-feira ao Cetecma de São Luís. Na sala de videoconferência da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) fez um relato a alunos e professores de como conquistou o sonho de ser o primeiro astronauta brasileiro.

Por quase duas horas em que interagiu com alunos dos 10 Cetecmas, por meio de videoconferência, Marcos Pontes deu depoimento de uma verdadeira lição de vida e de luta. “Meu pai era servente do IBC (Instituto Brasileiro do Café) e minha mãe assalariada da rede ferroviária, mas nunca desisti”, narrou.

Ele contou que no local em que sua mãe trabalhava, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) teve a oportunidade de fazer cursos técnicos, de forma gratuita, como acontece nos Cetecmas. “Era a forma que tinha para estudar. A minha família, de baixa renda, não tinha como pagar os meus estudos”, revelou.

A partir daí – disse Marcos Pontes – foi progredindo na vida: “percorri o caminho de eletricista, aprendiz da rede ferroviária, até ser o primeiro astronauta brasileiro. Toda a minha estudei em escola pública. Aqui pode ser o passo inicial para vida de cada um dos alunos. Quem tem vontade supera todas as dificuldades, todas as barreiras. Não quero ser o primeiro e último astronauta brasileiro”, afirmou.

Atualmente, Marcos Pontes está em treinamento na Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, lem Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos.

SIGA-NOS NO Google News