Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Marcos José de Brito Rodrigues é empossado desembargador do TJMS

TJMS - 20 de setembro de 2012 - 07:23

Cassilândia News
Cassilândia News

Em uma solenidade repleta de autoridades, amigos e representantes da magistratura, na tarde desta quarta-feira (19), o juiz Marcos José de Brito Rodrigues foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

O novo membro do Tribunal Pleno foi recepcionado pelo vice-presidente do TJMS, Des. João Batista da Costa Marques, que em seu discurso apontou que a mais alta Corte de Justiça de MS recebe o novo integrante com júbilo.

“Recebemos o novo integrante com júbilo, na certeza que o lugar deixado pelo Des. Paulo Alfeu Puccinelli, homem de rara sensatez, inteligência e sensibilidade, será ocupado por quem, como seu antecessor, soube manter as tradições de cultura, independência e operosidade da magistratura Sul-mato-grossense. (...) O novel desembargador traz o conhecimento e a experiência que só detém aquele que, no exercício de uma função, doa-se de corpo, alma e espírito. O lugar que agora Vossa Excelência passa a ocupar, e onde exercerá com o mesmo brilhantismo de juiz de primeira instância, não lhe está sendo dado por benesse. É seu por conquista e merecimento”, disse o vice-presidente.

Em nome dos advogados, o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, começou sua fala dizendo que a solenidade de posse do novo magistrado significa um recomeço em sua carreira e será a nova fase marcada pela mesma dedicação.

Leonardo apontou também a função de juiz como a viva voz da lei. “Vossa Excelência vai revigorar este tribunal com a experiência dos longos anos de judicatura e os advogados sentem-se tranquilos com sua presença, por ser um juiz sempre afinado com a realidade da justiça estadual. Entendendo os motivos pelos quais sua família festeja esta promoção, a OAB/MS declara seu apoio na busca da prestação jurisdicional mais eficiente e na defesa das manutenção das garantias dos magistrados deste Estado. Desejando que seja a viva voz deste tribunal, auguramos os melhores votos de sucesso ao novo desembargador para que consiga fazer tudo o que dele se espera”.

As boas-vindas em nome do Ministério Público foram dadas pelo procurador de justiça Silvio César Maluf, que começou garantindo ser rápido, com um discurso singelo, porém, sincero. Ele agradeceu a presença e a postura do juiz Marcos Brito não apenas no trabalho, mas como amigo sempre disposto a confortar.

Visivelmente emocionado, o procurador se dispôs a dividir algumas lembranças de quando ele atuou junto com Brito em comarcas do interior. Citou situações, lembrou as formas carinhosas pelas quais o novo desembargador era chamado e citando ilustre pensador, para expor as “Coisas de Marcão”, ressaltou: “A ninguém falta forças. O que falta a muitos é vontade”.

Amigo de longa data de Brito Rodrigues, o representante do MP lembrou dos judiciosos argumentos do agora desembargador e finalizou: “Há muito que eu poderia relatar, pois muito me ensinaste. Não posso deixar de mencionar em minha fala Martin Luther King: Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas fizemos tudo para que o melhor fosse feito. Seja feliz”.

Empossado, o Des. Marcos José de Brito Rodrigues saudou o desembargador aposentado Paulo Alfeu Puccineli, cuja vaga ocupará, lembrando que aquele dedicou mais de 30 anos à justiça, e fez um discurso dedicado ao agradecimento.

“Por mais de 20 anos ouvi vários discursos de magistrados. Muitos emocionantes e que fizeram chorar. Não quero fazer de minha fala algo eloquente e emocionante, mas não posso esquecer que para aqui chegar foi necessária a colaboração de inúmeras pessoas, então nada melhor que agradecer a todos que contribuíram”, disse.

Assim, citando datas e locais por onde passou, o Des. Marcos Brito lembrou nominalmente de todos os servidores, promotores, defensores e advogados com quem trabalhou. Ele fez também uma deferência especial aos desembargadores João Maria Lós, Divoncir S. Maran e Sideni Soncini Pimentel pelos conselhos jurídicos, quando iniciou a carreira, que considerou necessários no começo da carreira.

Citou ainda o nome dos desembargadores que votaram nele para a promoção, mencionou a mãe já falecida, agradeceu os colegas de Campo Grande a quem garantiu ter vontade de abraçar e, por fim, faloi das pessoas que lhe são mais caras: sua esposa e filhos.

Prestigiaram a cerimônia, além do governador do Estado, do prefeito de Campo Grande, do presidente da Assembleia Legislativa, dos representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, o presidente da AMAMSUL, juiz Olivar Augusto Coneglian; o diretor do Foro da Capital, Luiz Antonio Cavassa de Almeida; vários juízes de Campo Grande, os desembargadores aposentados Elpídio Helvécio Chaves Martins, Athaíde Nery de Freitas, Jesus de Oliveira Sobrinho, Hamilton Carli, Higa Nabukatsu, Ildeu de Souza Campos, Alécio Tamiozzo, Luiz Carlos Santini, os procuradores Antonio Siufi Neto e Miguel Vieira da Silva, o vice-prefeito Edil Albuquerque, o conselheiro Ronaldo Chadid, e outras autoridades.

Autoria do Texto:
Secretaria de Comunicação Social - [email protected]

SIGA-NOS NO Google News