Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/09/2016 09:00

Marcos do desenvolvimento do bebê: sentar

BabyCenter Brasil

 

Ao se sentar sozinho, o bebê vê o mundo de um jeito diferente. Os músculos das costas e do pescoço estão mais fortalecidos para sustentar a posição ereta e seu filho já descobriu onde colocar as pernas para não “despencar”. Assim, não levará muito tempo para ele passar a engatinhar, ficar de pé e, finalmente, andar.

Quando acontece
A maioria das crianças começa a sentar por conta própria mais ou menos ao mesmo tempo em que aprende a rolar de um lado para o outro e a manter a cabeça erguida. Os músculos ligados a essas atividades se desenvolvem gradualmente desde o nascimento, ficando mais fortes entre os 4 e 7 meses. Noventa por cento dos bebês são capazes de se sentar sem apoio por volta dos 8 meses.

Como acontece
Embora seja possível sentar seu filho com algum apoio praticamente desde o nascimento, ele só vai conseguir fazer isso com facilidade uma vez que tenha controle da cabeça. A partir de 4 meses, geralmente a criança levanta a cabeça quando está de bruços.

Depois disso, ela vai descobrir como se erguer com os braços esticados e o peito para cima, imitando uma flexão. Aos 5 meses, alguns bebês quase sentam sem ajuda, mas é bom ter sempre alguém por perto para socorrer as inevitáveis quedas.

Não demora e seu filho passa a entender que para manter o equilíbrio ao sentar, ele pode se inclinar um pouco para a frente e apoiar um ou os dois braços. Por volta dos 7 meses, o bebê já não precisa contar tanto com as mãos e aprende a virar quando estiver sentado para pegar algum objeto. Nessa fase é possível que consiga até fazer força com os braços quando estiver de bruços para tentar se sentar.
O que vem pela frente
Ao perceber que sentado pode se lançar para a frente e se equilibrar nas mãos e nos joelhos, seu bebê estará quase pronto para engatinhar; isso é algo que a maior parte das crianças consegue fazer bem por volta de 1 ano de idade.

Alguns bebês de 6 e 7 meses chegam a se balançar para frente e para trás quando estão de quatro. Uma vez que tenham essa habilidade, eles ficam ágeis e muito curiosos -- portanto, tenha certeza de que sua casa está segura para crianças bem antes disso.

Muitos pediatras recomendam que se espere para introduzir os alimentos sólidos até que seu filho esteja sentando com o mínimo possível de apoio.

O que você pode fazer
Ajude seu bebê a se preparar para sentar ao colocá-lo de bruços no chão e chamar a atenção com alguma coisa para que levante a cabeça. Isso é um ótimo exercício para os músculos do pescoço e para o controle da cabeça. Use um brinquedo colorido ou que faça barulho para verificar que a audição e a visão também estão se desenvolvendo normalmente.

Quando o bebê já estiver sentando relativamente bem, coloque brinquedos e outros objetos interessantes perto dele, como colheres e tampas de plástico, para que o estimulem a se balançar com os braços.

Quando se preocupar
Caso o bebê não sustente a cabeça para cima por volta dos 6 meses e não tenha começado a tentar se apoiar nos braços quando estiver de bruços, converse com seu médico na próxima consulta. Cada criança se desenvolve de um jeito, algumas mais rápido do que outras, mas o controle da cabeça é essencial para que o bebê possa sentar e depois engatinhar, ficar de pé e andar.

Lembre-se de que bebês nascidos prematuramente podem demorar um pouco mais que outras crianças para sentar e atingir outros marcos do desenvolvimento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)