Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Marco Maciel é candidato à vaga de Roberto Marinho

Agência Brasil - 16 de agosto de 2003 - 05:53

O senador e ex-vice-presidente da República Marco Maciel (PFL-PE) foi o primeiro escritor a se candidatar à vaga do jornalista e empresário Roberto Marinho na Academia Brasileira de Letras (ABL). Maciel enviou uma carta à Academia formalizando sua candidatura ontem, logo após a sessão da saudade realizada em homenagem ao empresário, quando a cadeira de número 39, pertencente a Roberto Marinho, foi declarada vaga.
A confirmação da candidatura de Marco Maciel foi feita ontem. Ele é autor de dois livros:Educação Liberalismo (1987), e Idéias Liberais e Realidade Brasileira (1989).
Apesar de ser o mais cotado para a vaga, por causa da preferência de alguns imortais, Maciel vai concorrer com o escritor Fernando Morais, que enviou hoje sua carta à ABL. Fernando Morais é jornalista desde 1961. Trabalhou nas redações de Veja, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo e TV Cultura. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de jornalismo. É autor dos roteiros das minisséries documentais Brasil, 500 anos e Cinco dias que abalaram o Brasil, exibidas pelo canal GNT/Globosat. Escreveu, entre outros livros, Transamazônica (Brasiliense, 1970, com Ricardo Gontijo e Alfredo Rizutti), A Ilha (Alfa-Ômega, 1975), Olga (Alfa-Ômega, 1985; reeditado pela Companhia das Letras, 1994), Chatô, o rei do Brasil (Companhia das Letras, 1994) e Corações sujos (Companhia das Letras, 2000). Tem livros traduzidos em dezoito países.
Também disputam a vaga da cadeira 39 , Gilmar Aparecido Cardoso e Laurita Mourão, pela terceira vez.(Evelyn Trindade)

SIGA-NOS NO Google News