Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Marcado o 7º Encontro de vereadores de MS; a programação

Assessoria - 25 de agosto de 2009 - 16:48

Programado para acontecer nos dias 10 e 11 de setembro o 7º Encontro Estadual de Vereadores promovido pela UCVMS (União das Câmaras de Vereadores do MS) trará em sua programação palestrantes de expressão nacional abordando temos como marketing político, a importância da Lei das Micro e Pequenas Empresas no desenvolvimento dos municípios e a popularização das Câmaras Municipais.



O jornalista e publicitário Chico Santa Rita abre o circuito de palestras no dia 11 de setembro, às 8:00 horas, na Câmara de Campo Grande desvendando as campanhas eleitorais e como conquistou resultados positivos nas campanhas de Romeu Tuma, Orestes Quércia, Luiz Antonio Fleury, Fernando Collor, André Puccinelli, Nelson Trad Filho e outros. Segundo Santa Rita “o político brasileiro, em geral, é muito despreparado. Não percebe, nem entende direito o processo em que está envolvido. É imediatista. Muitas vezes está mais preocupado com suas causas particulares do que com as questões públicas”, dispara Santa Rita.



Em seguida o Sebrae-MS irá falar aos vereadores das vantagens trazidas pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a importância da regulamentação municipal para sua efetiva aplicação. O objetivo da palestra é sensibilizar os vereadores sobre a importância da lei para o desenvolvimento da economia em seu município. Para o superintendente do Sebrae-MS, Cláudio George Mendonça, “o poder legislativo tem um importante papel no processo de mobilização da administração municipal e precisa entender qual a importância das micro e pequenas empresas no desenvolvimento local. Cerca de 70% dos empregos gerados são fomentados pelo pequeno empreendedor no MS”, lembra Mendonça. A lei desonera tributos, diminui a burocracia e, no que diz respeito às compras públicas, determina que as licitações de valor até R$ 80 mil sejam realizadas com participação exclusiva de MPE.

No primeiro período da tarde o atual prefeito de Avaré-SP, Rogelio Barcheti Urrêa, renomado palestrante do Interlegis, fala sobre a popularização das Câmaras Municipais. Barcheti começou sua vida pública como vereador em 1997, presidiu a Câmara de Vereadores de Avaré-SP foi presidente do secretariado estadual e nacional de vereadores e conselheiro da APM (Associação Paulista de Municípios). Barcheti defende que o vereador é o maior agente político do País, por estar mais próximo dos eleitores. “O principal mecanismo para valorizar o trabalho do parlamentar é aproximá-lo da população e mostrar o seu trabalho, A Câmara deve ter slongan e espalhá-lo pelos quatro cantos da cidade", afirmou, ressaltando que a divulgação só é feita pelo Poder Executivo.

Segundo o presidente da UCVMS, vereador Seikó Miahira, o encontro pretende além de unir a categoria trazer conhecimento e experiência para um mandato mais produtivo nas Câmaras do Estado. Além disso, “a discussão das PECs 20 e 47, que tramitou pelo Senado e Câmara Federal, que tratam do aumento do número de vereadores e da diminuição dos gastos dos legislativos municipais, respectivamente, deve esquentar os debates e pontuar os vereadores como esses processos irão interferir no cenário político para a próxima legislatura”, lembrou Seikó.

SIGA-NOS NO Google News