Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maquiagem vencida pode causar problemas à saúde feminina

Agência do Rádio - 17 de outubro de 2007 - 07:14

Usar maquiagem vencida é bastante comum. Na Inglaterra, por exemplo, nove entre dez mulheres usam produtos que já passaram da validade, segundo uma pesquisa realizada naquele país. No Brasil, esse quadro não é diferente. Mas o que muitas mulheres não sabem é que o cosmético vencido pode causar problemas de saúde como irritação, inchaço e coceira na pele, além de conjuntivite. Isso acontece porque nas fórmulas da maquiagem existem conservantes que, quando passam da validade e entram em contato com ar, favorecem a contaminação do produto por bactérias e fungos. A coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner, fala sobre alguns dos cuidados que as mulheres devem ter com a maquiagem.

"Em primeiro lugar, ela deve comprar uma maquiagem que seja conhecida, de um nome conhecido. Essa maquiagem, como qualquer produto cosmético, tem que ter o número da Anvisa escrito em algum lugar da embalagem. Significa que é um produto aprovado, isso ela deve saber quando compra a maquiagem. Além disso, ela deve deixar sempre a maquiagem num local fresco, que não fique quente demais, nem úmido demais. Ela não deve deixar molhar esta maquiagem, constantemente, e deve sempre observar esse prazo de validade."

Outras recomendações são usar produtos com proteção solar, não deixar os cosméticos soltos na bolsa e colocar as lentes de contato antes da maquiagem. Não emprestar estes produtos também evita doenças como a herpes e a conjuntivite, que podem ser transmitidas pelo batom e pela escovinha do rímel.

De Brasília, Katrine Boaventura

SIGA-NOS NO Google News